Gabriel Mec está recuperado de lesão no tornozelo (Divulgação - Lucas Uebel - Grêmio)
O Grêmio terá um ‘reforço caseiro’ importante para a retomada do calendário do futebol no próximo mês: o atacante Gabriel Mec. Ausente dos gramados após uma lesão grave sofrida em março, quando estava à serviço da seleção brasileira sub-17, ele está totalmente recuperado de uma fratura no tornozelo, e será aproveitado em julho, pós pausa do Mundial de Clubes. Nos bastidores, no entanto, o técnico Mano Menezes faz questão de pregar discurso de cautela.
No jogo da última semana, diante do Corinthians, pelo Brasileirão, Mec chegou a ser relacionado pelo treinador, mas não saiu do banco de reservas. Apesar do cenário de alta expectativa em torno do regresso da joia, o comandante do Imortal adota um protocolo especial para utilizá-lo no profissional, principalmente após o problema físico vivenciado.
“Vocês sempre vendem um pouco essa história de que alguém vai entrar e resolver nossos problemas. O Mec começou a trabalhar agora. Estamos cuidando dele, dando condicionamento para que ele possa estar seguro. Ainda não está. Se cria uma expectativa, entra, não acontece e na semana que vem não serve. Eu tenho bastante experiência e conhecimento para conduzir isso. O torcedor pode confiar que vou fazer isso bem”, pontuou o treinador.
Números de Mec no profissional
Alçado ao ‘time de cima’ nesta temporada, Gabriel Mec computa apenas duas partidas com a camisa do Tricolor, tendo ainda passado em branco em termos de gols anotados. O jogador, no entanto, teve atuações elogiadas, em decorrência da boa movimentação e da personalidade protagonizada. A lesão na seleção, no entanto, impactou diretamente na falta de continuidade do atleta, que ainda só atuou em dois compromissos do estadual pelo Grêmio.
Na base do Tricolor, o jovem acumula 49 jogos, com 12 gols anotados e uma assistência, sendo destaque no sub-20, mesmo possuindo faixa etária inferior à categoria em que estava atuando. Visto como uma promessa, o meia-atacante agora será lapidado por Mano Menezes, treinador que não estava no clube no momento em que Mec recebeu chances iniciais no profissional.
Quando o Grêmio volta a jogar?
Diante da pausa no calendário nacional para a disputa da Copa do Mundo de Clubes, o Tricolor só volta aos gramados no próximo mês, com duelo diante do Cruzeiro, fora de casa, acontecendo na segunda semana de julho. Os dois times ainda aguardam a CBF anunciar o detalhamento de data e horário do jogo, que depende indiretamente do torneio da Fifa.
Em termos de tabela, o Imortal é o 11º colocado, com 16 pontos, tendo subido mais um degrau após empate contra o Corinthians na rodada passada. No momento, a distância em relação ao líder Flamengo é de oito pontos, mas com os cariocas possuindo um jogo pendente diante do lanterna Sport, que acabou sendo adiado por conta da viagem da delegação aos Estados Unidos.

