Klopp opinou sobre o Mundial de Clubes (foto: divulgação/Liverpool)
Depois do atacante Raphinha, foi a vez de Jürgen Klopp criticar a realização do Super Mundial de Clubes da Fifa. De acordo com o alemão, o torneio nos Estados Unidos traz riscos de saúde aos jogadores. Isso porque eles têm pouco tempo de férias. O ex-treinador também observou que o calendário já está cheio por causa de torneios entre seleções.
“A pior ideia já implementada no futebol. Entendo quem diga que o dinheiro para participar é uma loucura, mas isso não acontece com todos os clubes. No ano passado, houve a Copa América e a Eurocopa. Neste ano, temos a Copa do Mundo de Clubes. No ano que vem, temos a Copa do Mundo. Isso significa que não há recuperação real para os jogadores envolvidos, seja física ou mental”, iniciou em entrevista ao jornal Die Welt.
Klopp cita outras modalidades e reforça críticas ao Mundial de Clubes
O ex-técnico de Liverpool e Borussia Dortmund utilizou a NBA para sustentar a própria opinião. Klopp destacou que os jogadores do principal campeonato de basquete do mundo têm vários meses de férias.
“Todos eles ganham muito dinheiro, mas vamos deixar isso de lado por um momento. Um jogador da NBA também ganha muito dinheiro e tem quatro meses de folga por ano. Virgil van Dijk não teve isso em toda a carreira. Torneios como a Copa do Mundo de Clubes não podem ser realizados às custas dos jogadores. Eu não desejaria isso a ninguém”, acrescentou.
Klopp reforçou a preocupação com a saúde dos atletas. “Temo que eles sofram lesões sem precedentes na próxima temporada. Se não na próxima, será na Copa do Mundo ou depois. Esperamos constantemente que nossos jogadores encarem cada jogo como se fosse o último. Repetimos isso a eles 70 ou 75 vezes por ano, mas não pode continuar assim. Temos que descansá-los. Sem eles, (os times) não conseguirão ter um desempenho ideal a longo prazo. Se não conseguirem isso, o produto perde valor para os vendedores”, finalizou.

