Home Futebol Luan, ex-Grêmio, estuda aposentadoria após período longo fora dos gramados

Luan, ex-Grêmio, estuda aposentadoria após período longo fora dos gramados

Ouro olímpico em 2016, Rei da América em 2017 e sem jogar há mais de 1 ano, atacante Luan pensa em aposentadoria do futebol aos 32 anos

Por Caian Oliveira em 05/06/2025 20:21 - Atualizado há 6 meses

Luan em ação pelo Grêmo. (Foto: Pérsio Ciulla / TXT Sports / CP)

Com talento reconhecido pelo público e grande fase no fim da década passada, Luan pode dar um fim definitivo à sua carreira no futebol. O ex-atacante do Grêmio não joga há mais de um ano, e se vê hoje sem mercado no Brasil e no exterior. O último clube dele foi o Vitória, onde atuou entre janeiro e abril de 2024.

A última partida que Luan jogou foi no dia 27 de março de 2024, pela Copa do Nordeste, defendendo o Vitória contra o Treze. Naquela ocasião, o atacante deu uma assistência durante o triunfo por 3 a 0 e deu esperanças ao torcedor rubro-negro. Depois disso, até foi relacionado para os dois Ba-Vis da final do estadual, mas não foi acionado pelo treinador Léo Condé. Ao todo, o atleta jogou 8 partidas no clube baiano, sendo 155 minutos totais em campo.

Luan já tem 1 ano e 2 meses sem atuar oficialmente por um clube, desde esse jogo do Vitória contra o Treze. Na época ele esteve relacionado com uma ida para o Mirassol, que viria a conquistar o acesso à Série A. Mas as negociações acabaram não dando certo.

Ouro olímpico em 2016 e título de Rei da América

Luan ficou popular no Grêmio em 2015, onde mostrou desde cedo possuir um talento muito grande. Em 2016, foi convocado por Rogério Micale para jogar as Olimpíadas pela Seleção Brasileira Sub-23. Ao lado de Neymar, ele foi um dos principais nomes da campanha que trouxe a primeira medalha de ouro da história do Brasil. Ele marcou 3 gols na campanha, mas ajudou muito com atuações consistentes que construíram sua imagem como um dos melhores jogadores do país.

Em 2017, levou o Grêmio ao título da Copa Libertadores, tirando o clube de uma fila de 22 anos. Além disso, esse título foi importante para sua carreira, pois lhe rendeu o prêmio de “Rei da América” naquele ano. Assim, ele era oficialmente o melhor jogador do continente e tinha todo um futuro pela frente.

Lesões, Corinthians e extra-campo: a queda de Luan

Após todo esse auge, Luan começou a ter problemas físicos sérios a partir de 2018. Em 2020, o Grêmio já não contava mais com o atleta e o negociou com o Corinthians, onde os problemas só aumentaram. Isso porque a diretoria do Timão via o jogador como solução dentro de campo, mas ele pouco jogava.

Enquanto se recuperava das lesões, Luan se envolvia em polêmicas extra-campo que atrapalhou sua relação com o Corinthians, sua torcida e o mercado. O principal caso aconteceu em 2022, antes do jogador sair para o Santos por empréstimo. Um grupo de torcedores foi a um motel e interrompeu uma festa de Luan em um período que o foco deveria estar na recuperação de uma lesão.

Exit mobile version