Paulo Caleffi quando era vice-presidente do Grêmio. (Foto: Lucas Uebel / Grêmio)
O ex-vice-presidente do Grêmio, Paulo Caleffi, anunciou que será candidato à presidência do clube em novembro deste ano. Ele trabalhou na atual gestão de Alberto Guerra por sete meses e deixou o clube após “confrontos com a imprensa”. Entre as promessas do político, valorização de ídolos e combate ao racismo se destacam, assim como a negação à ideia de SAF e projeto de expansão da marca.
De acordo com informações de Fábio Moura, Paulo Caleffi chega com uma lista de 17 propostas principais que devem nortear a gestão em caso de vitória. Entre as promessas, Paulo deve contratar os ídolos Danrlei e Maicon para trabalhar na gestão. O ex-goleiro seria gerente de futebol, enquanto o ex-volante assumiria como coordenador técnico. Além disso, Felipão estaria garantido na equipe em qualquer cargo que ele quisesse.
Além de valorizar os ídolos, Paulo Caleffi também quer criar um processo de combate ao racismo dentro dos clubes. O projeto “Negritude Tricolor” seria lançado em sua gestão com o objetivo de criar produtos com imagem de ídolos negros do Grêmio. Assim, grande parte dessa receita seria revertida no combate ao racismo dentro e fora do estádio.
Paulo Caleffi se diz contra a SAF
Paulo Caleffi não apoia a ideia de uma SAF no Grêmio. A estratégia de uma SAF é criar uma empresa atrelada ao clube associativo e vendê-la para uma empresa que cuidaria do futebol. No Brasil, alguns clubes trabalham nesse formato, como são os casos de Bahia, Cruzeiro e Botafogo. No entanto, Caleffi não vê essa como uma solução para o Tricolor Imortal.
Ao invés disso, Paulo Caleffi chega com propostas de aquisição de receitas diferentes de uma possível venda do clube. Entre essas propostas, o candidato afirma estar conversando com um novo patrocinador há 3 meses. Inclusive, ele apoia que o Grêmio não pode estampar a mesma patrocinadora do Internacional, como aconteceu durante muito tempo com a Banrisul e agora com a Alfabet.
Expansão da marca e Campeonato Gaúcho
Paulo Caleffi estaria disposto a montar um esquema de valorização da marca do Grêmio. O projeto dele é tirar a prioridade do Campeonato Gaúcho no começo de cada ano, e levar o time para jogar amistosos na Europa. Assim, o time poderia focar mais em fazer uma pré-temporada focada em torneios como Brasileirão e Libertadores para conquistar títulos mais rentáveis.
Além disso, ele pensa em fazer eventos com frequência no interior do Rio Grande do Sul, levando ídolos e jogadores indisponíveis para jogo nas caravanas. Outra ideia é não vender os direitos de transmissão do Grêmio e criar um streaming próprio do clube para exibir os jogos de forma independente. Por fim, Caleffi também pensa em criar um novo plano de sócios, mais em conta, para torcedores que vivem no exterior.
Todas as promessas de Paulo Caleffi, por Fábio Moura:

