Home Futebol Luiz Gustavo volta a trabalhar no São Paulo, mas retorno aos gramados só acontecerá depois de agosto

Luiz Gustavo volta a trabalhar no São Paulo, mas retorno aos gramados só acontecerá depois de agosto

Volante inicia trabalho de fortalecimento muscular no CT da Barra Funda e foca na recuperação para reforçar o Tricolor paulista

Jamis Gomes Jr.
Repórter no Torcedores.com. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior, Techpost, Esportelândia, Surto Olímpico, entre outros. Coberturas esportivas no Rio Open, Superliga, NBB, WSL e mais. Escrevo crônicas com alma — onde o esporte encontra a poesia e a verdade.
Luiz Gustavo volta a trabalhar no São Paulo, mas retorno aos gramados só acontecerá depois de agosto

Volante é uma das referências do elenco (Paulo Pinto e Nilton Fukuda/saopaulofc.net)

Luiz Gustavo voltou a frequentar as dependências do CT da Barra Funda. Aos 37 anos, o experiente meio-campista iniciou um cronograma focado no fortalecimento muscular, após um longo período de recuperação devido a lesão. O retorno ao ambiente do clube é um passo importante no processo de reintegração ao elenco.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Apesar do avanço, a volta aos gramados ainda levará um tempo. A previsão é que o jogador esteja apto para atuar apenas após o mês de agosto, respeitando todos os protocolos físicos e clínicos definidos pelo departamento médico do Tricolor. O clube mantém postura conservadora diante do histórico físico do atleta.

Jogador ainda não teve sequência de jogos em 2025

Luiz Gustavo assinou com o São Paulo para dar mais experiência e segurança ao setor de meio-campo são-paulino. No entanto, esta lesão tem impedido o volante de somar minutos com a camisa do Tricolor Paulista. Mesmo com expectativa da torcida, seu retorno continua sendo adiado por motivos médicos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A comissão técnica trabalha com a possibilidade de contar com o jogador no segundo semestre, período em que o São Paulo estará envolvido em partidas decisivas de Brasileirão e, dependendo do cenário, Copa Libertadores e Copa do Brasil. A presença de um atleta experiente como Luiz Gustavo é estratégica para o time.

Treinos são focados em fortalecimento muscular e recuperação física

No momento, Luiz Gustavo participa de atividades em dois períodos, voltadas especialmente para recondicionamento muscular. O volante ainda não treina com bola nem com o restante do elenco. O objetivo é que o jogador atinja o melhor nível físico antes de ser reintegrado completamente aos trabalhos táticos de Crespo.

A evolução do quadro tem monitoramento semanal. Internamente, a avaliação é de que o retorno ao CT já representa um avanço importante no cronograma de recuperação. O jogador, inclusive, tem mostrado empenho em voltar à melhor forma possível.

PUBLICIDADE

São Paulo aposta na experiência para reta final da temporada

Caso o planejamento siga como esperado, Luiz Gustavo poderá reforçar o São Paulo em um momento crucial da temporada. Sua bagagem internacional — com passagens por Bayern de Munique, Wolfsburg e Seleção Brasileira — tem um diferencial dentro do elenco e com ambições em múltiplas frentes.

PUBLICIDADE

A expectativa é que, com a volta gradual, o volante seja mais uma opção confiável para a comissão técnica nas fases mais exigentes do calendário. Por enquanto, o São Paulo mantém o foco em preservar o jogador para que ele retorne 100% preparado.

Better Collective