Home Futebol Luxemburgo coloca Brasileirão entre os campeonatos mais difíceis do mundo, mas faz alerta e pede mudança

Luxemburgo coloca Brasileirão entre os campeonatos mais difíceis do mundo, mas faz alerta e pede mudança

Treinador aponta o calendário como obstáculo à regularidade dos times e cobra da CBF ações para valorizar o produto Série A fora do país

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Luxemburgo coloca Brasileirão entre os campeonatos mais difíceis do mundo, mas faz alerta e pede mudança

Luxemburgo em registro no podcast "Flow" (Reprodução - - YouTube)

Vanderlei Luxemburgo voltou a rasgar elogios ao nível de competitividade que o Brasileirão ostenta no comparativo com grandes ligas da Europa. Presente no programa “Galvão e Amigos” nesta segunda-feira (23), ele comentou sobre o bom rendimento dos times brasileiros no Mundial de Clubes e disse que um dos grandes problemas da falta de valorização e consumo do futebol nacional em outros países se deve pela falta ‘trato’ em termos de calendário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na avaliação do experiente comandante técnico, a constante alteração de datas e uma maratona de jogos impacta diretamente no interesse de torcedores estrangeiros em acompanhar os jogos do certame nacional, que são comercializados para fora, mas não ostentam grande sucesso entre os gringos, que em sua maioria não acompanha os times brasileiros.

Outra situação elencada por Luxemburgo foi a ausência de representantes nacionais em torneios de pré-temporada no Velho Continente, algo que era mais comum entre as décadas de 1970 e 1980, com representantes nacionais sendo vitrines para o futebol local, em choque contra gigantes europeus, competições estas que existem até os dias atuais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Nós temos um dos melhores campeonatos do mundo que é o Brasileirão, e ninguém lá fora compra para ver. É um dos mais difíceis de ganhar. Nós temos que fazer com que mude alguma coisa aqui para entregar um pacote para fora e que eles comprem, que não vá mudar data constantemente, isso é um ponto”, iniciou Luxemburgo, complementando na sequência.

“E a outra coisa é, se você pegar Botafogo, Flamengo, Fluminense, Vasco, Corinthians e Palmeiras, quais deles ganharam o Ramón de Carranza e o Teresa Herrera? Naquela época, íamos lá e ganhávamos o campeonato deles. Havia uma troca”, disse o experiente treinador.

Como são os torneios citados por Luxemburgo?

Citados por Luxemburgo, os dois torneios de pré-temporada são realizados nas cidades de Cádiz e Coruña, respectivamente. O primeiro deles começou a ser disputado em 1955, tendo Palmeiras e Vasco como os maiores vencedores nacionais, com três títulos cada. O Flamengo, por sua vez, é bicampeão, enquanto Atlético-MG, São Paulo e Corinthians venceram uma edição cada.

PUBLICIDADE

O Teresa Herrera, disputado desde 1946, tem um protagonismo inferior dos times brasileiros. Vasco, Botafogo, Santos, São Paulo e Fluminense levaram um título cada. O anfitrião Deportivo La Coruña é o maior vencedor da história, com 25 conquistas, seguido de Real Madrid, com oito títulos, e o Atlético de Madrid, seis taças. O último participante nacional foi o Red Bull Bragantino, que foi derrotado por 4 a 0 com a equipe B, em 2023, frente ao recordista de taças.

PUBLICIDADE

Protagonismo brasileiro nos EUA

Depois do Flamengo confirmar classificação antecipada às oitavas de final do Mundial de Clubes, Botafogo e Palmeiras carimbaram seus respectivos passaportes ao mata-mata do torneio nesta segunda-feira (23), em suas respectivas chaves. O Glorioso amargou o primeiro revés de um time brasileiro no torneio, mas diante da ‘gordura’ construída nas rodadas iniciais avançou. O Verdão viu o Inter Miami abrir 2 a 0 no marcador, mas buscou empate e avançou em primeiro.

Na quarta-feira (25), será a vez do Fluminense encarar o Mamelodi Sundown no pleito para garantir o avanço ao mata-mata. Um empate já o suficiente para os comandados de Renato Gaúcho, mas o triunfo é de suma importância para terminar a primeira fase na liderança do Grupo F. Até o momento, em dez jogos realizados na competição, o futebol brasileiro acumula seis vitórias, três empates e apenas um revés. No choque contra europeus o páreo está: duas vitórias, dois empates e uma derrota.

Better Collective