Home Outros Esportes Mahomes, Super Bowl e Taylor Swift: entenda por que Kansas City Chiefs é o time do momento na NFL

Mahomes, Super Bowl e Taylor Swift: entenda por que Kansas City Chiefs é o time do momento na NFL

Três títulos, cinco idas à grande final do futebol americano e um poder midiático que transcende o campo; Chiefs enfrenta Chargers em São Paulo

Por Paulo Foles em 17/06/2025 17:06 - Atualizado há 6 meses

Patrick Mahomes, grande estrela do Kansas City Chiefs e NFL. Divulgação/Chiefs

O Kansas City Chiefs é o time que atrai mais atenção na NFL nesses últimos anos. Tudo começou em 2017, quando Patrick Mahomes foi draftado na posição 10 e passou a ser parte do elenco comandado pelo experiente Andy Reid. O quarterback ficou uma temporada inteira no banco de reservas até virar titular e “espantar” o mundo da bola oval com um talento raro.

Com um poder de improvisação espetacular, precisão em lançamentos e visão de jogo impecável, ele foi MVP logo em seu primeiro ano como titular da liga e anotou incríveis 50 touchdowns. Neste temporada em questão, em 2018/19, Kansas foi eliminado pelo New England Patritos de Tom Brady em uma polêmica final de conferência.

Super Bowl passou a ser a casa dos Chiefs

Depois da triste derrota na final da AFC, não demorou muito tempo para Kansas ser um frequentador de Super Bowl. Na temporada 2019/20, o time fez uma campanha épica e com viradas marcantes nos playoffs, contra o Houston Texans e Tennessee Titans. No Super Bowl, a vítima foi o San Francisco 49ers, com momentos decisivos de Mahomes na reta final.

Em 2020/21, a “pedra no sapato” Tom Brady voltou a atrapalhar os Chiefs. Dessa vez pelo Tampa Bay Buccaneers, a lenda da NFL fez parte de uma equipe que tinha uma defesa agressiva e um ataque avassalador, que culminou com o sétimo título do camisa 12. O mesmo cenário de derrota aconteceu em 21/22, dessa vez na final da AFC para o Cincinnati Bengals de Joe Burrow.

Kansas City Chiefs voltou a ser campeão somente em 2022/23, quando derrotou o Philadelphia Eagles em uma final equilibrada do começo ao fim. Na temporada seguinte, o time comandado por Andy Reid voltou a levantar a taça e foi bicampeão seguido, em duelo que foi para a prorrogação contra mais uma vez o San Francisco.

Em fevereiro deste ano, Mahomes e companhia foram atrás de um inédito tricampeonato seguido, mas tiveram a revanche diante os Eagles de Jalen Hurts e dessa vez perderam por uma grande diferença. No geral, foram cinco idas ao Super Bowl e três troféus conquistados, uma marca que caracteriza esse time como uma atual dinastia.

Efeito Taylor Swift

Além de todo impacto dentro de campo, Kansas ganhou um grande poder midiático nos bastidores: a cantora Taylor Swift começou um relacionamento com o tight end Travis Kelce e passou a acompanhar o time nos estádios.

Fenômeno nos Estados Unidos e em diversos lugares pelo mundo, inclusive no Brasil, a artista norte-americana foi responsável por atrair um novo público para a NFL e, automaticamente, para os Chiefs.
De acordo com a Apex Marketing, empresa especializada em publicidade, o público jovem e feminino aumentou muito após o envolvimento de Taylor com a NFL.

Durante Kansas City Chiefs x New York Jets em outubro de 2023, jogo do tradicional “Sunday Night Football”, o número de adolescentes (entre 12 e 17 anos) cresceu 53%, enquanto a audiência entre mulheres de 18 a 24 anos evoluiu 24%. Já entre mulheres com mais de 35 anos o crescimento foi de 34%.

O “efeito Taylor Swift” é impactante. Segundo dados, ela rendeu ao longo desses últimos anos cerca de US$ 1 bilhão para a NFL. Com engajamento nas mídias sociais, recordes de audiência e vendas de produtos, a artista impulsionou mais ainda a dinastia de Kansas.

NFL no Brasil em setembro deste ano

A NFL vê no Brasil um grande potencial de mercado e a prova disso é a escolha do Kansas City Chiefs para jogar em São Paulo contra o Los Angeles Chargers de Justin Herbert, no dia 5 de setembro, na Neo Química Arena. Em outros países, como Alemanha, Espanha e Inglaterra, as partidas costumam ser com equipes que não estão na primeira prateleira da liga.

O clássico da divisão AFC norte marca a segunda partida da NFL em solo brasileiro. No ano passado, o Philadelphia Eagles, que acabou com o título do Super Bowl ao final da temporada, venceu o Green Bay Packers no estádio do Corinthians em um embate muito emocionante.

A vinda dos Chiefs de Patrick Mahomes evidencia um fato: a NFL está de olho no Brasil e novos eventos devem ocorrer nos próximos anos, com chance até de ter uma partida no Maracanã, no Rio de Janeiro, além do jogo em São Paulo que já está se tornando tradição.

Exit mobile version