
Treinador tem programação de atividades definida para volta aos treinos (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Nesta segunda-feira, o Grêmio encerra seu período de férias e volta aos trabalhos para o retorno das partidas depois da pausa para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Até que o time entre em campo novamente, no dia 13, diante do Cruzeiro, serão dias lotados de trabalhos para o elenco.
Com praticamente três semanas para trabalhar, o técnico Mano Menezes terá a missão de fazer o time encaixar de vez, depois de uma primeira parte do ano cheia de tropeços e atuações inconstantes. Para isto, o treinador focará forte nos trabalhos de parte tática e técnica no período antes da partida contra a Raposa, e corrigir diversos problemas em campo.
Carga pesada
Um dos focos, segundo o GE, é o treinamento de bola parada e movimentação com a bola rolando, atividades as quais o apertado calendário do futebol brasileiro não permitiria diante da alta quantidade de jogos. Com tempo de sobra, Mano poderá dar ao Tricolor trabalho intenso suficiente para melhorar o time nos dois aspectos
Além dos treinos, o Grêmio também deverá fazer partidas neste período. No dia 8, enfrentará o São José, jogo este válido pela Recopa Gaúcha, e que deverá ser o principal teste competitivo da equipe antes do retorno do Brasileirão. Há a possibilidade que jogos-treino também sejam marcados, com dois deles sendo previstos pela comissão técnica.
Meta é melhorar o time
O Grêmio também terá, em paralelo com o Brasileirão, a disputa dos play-offs da Copa Sul-Americana, onde enfrenta o Alianza Lima. O desejo da torcida gremista é que, nestas partidas, o time já mostre o entrosamento desejado para reagir e começar a brigar não apenas pela classificação na competição continental, mas também deixar a parte de baixo da tabela da Série A.
“Todos os jogadores que temos tem um potencial de melhora, eu diria, de uns 30%, colocando naquilo que está, para que a gente chegue nesta segunda parte bem”, disse Mano, em entrevista antes da pausa.