Home Futebol Feminino Marta é a maior goleadora da história das Copas do Mundo; veja os números da atacante brasileira

Marta é a maior goleadora da história das Copas do Mundo; veja os números da atacante brasileira

Com seis participações em Copas no currículo, Marta pode participar da edição de 2027, que tem sede confirmada no Brasil

Por Thiago Guedes em 19/06/2025 18:36 - Atualizado há 6 meses

Marta pela Seleção brasileira (Photo by Justin Setterfield/Getty Images)

Não é novidade para o torcedor brasileiro o nome de Marta, que além de ser a maior jogadora brasileira de todos os tempos, foi eleita recentemente a melhor jogadora da história, pela IFFHS. Recentemente, ela voltou para a seleção brasileira feminina e teve novamente seu nome em evidência.

A atacante de 39 anos voltou a ser convocada por Arthur Elias após quase 1 ano sem vestir a camisa da Amarelinha. Ela disputou dois amistosos contra o Japão e também chegou a deixar em aberto a possibilidade de jogar a Copa do Mundo de 2027, no Brasil.

Com a Copa do Mundo chegando, muito sobre a história de Marta com a seleção brasileira feminina volta a ser relembrada, e um dos grandes feitos da atacante é ser a maior artilheira da história de Copas do Mundo, contando as edições masculinas e também femininas.

Ela tem 17 gols marcados em Copas do Mundo, da qual tem 6 convocações pela seleção brasileira feminina (2003, 2007, 2011, 2015, 2019 e 2023). Marta já chegou a declarar que a Copa de 2023 foi sua última, porém, isso pode mudar com a Copa de 2027.

Gols de Marta na Copa do Mundo

Em sua primeira participação em Copa do Mundo, na edição de 2023, Marta marcou 3 gols. Já em 2007, foi sua Copa de Mundo de maior destaque, da qual o Brasil saiu com o vice-campeonato. Naquela edição, Marta marcou 7 vezes. Em 2011, ela deixou 4 gols, além de mais um em 2015, e 2 em 2019.

Infelizmente, na Copa de 2023, Marta não marcou gols na campanha de eliminação precoce do Brasil na fase de grupos. A eliminação marcou uma nova fase na seleção brasileira feminina com a saída de Pia Sundhage e a contratação de Arthur Elias.

Mais sobre a seleção brasileira feminina

A seleção se prepara para o jogo contra a França, no próximo dia 27 de junho. Esse amistoso será o último antes da Copa América Feminina, que começa no mês de julho e tem sede no Equador. Marta está convocada e volta a jogar uma competição oficial com a seleção após um ano.

Exit mobile version