O técnico do Inter Miami, Javier Mascherano, falou sobre o desempenho dos times sul-americanos, na primeira rodada do Mundial de Clubes (foto: Alex Grimm/Getty Imagens)
O futebol nacional não perdeu na primeira rodada do Mundial de Clubes 2025. O retrospecto é formado por duas vitórias e dois empates. Flamengo e Botafogo derrotaram Espérance e Seattle Sounders respectivamente. Palmeiras e Fluminense não saíram do 0 a 0 contra Porto e Borussia Dortmund. Em entrevista coletiva, o técnico do Inter Miami, Javier Mascherano, avaliou que os resultados mostram a força das equipes brasileiras.
“Sabemos que elas são as mais fortes da América do Sul porque têm a possibilidade de investir muito mais dinheiro que os outros países na América do Sul. Claramente seguimos mais o Palmeiras que possui uma grande equipe, tem jogadores há muito tempo (jogando juntos), conseguiu títulos locais, como a Libertadores, e está competindo no nível máximo”, iniciou.
“Mas também temos Flamengo, o Fluminense fez uma grande partida. Não surpreende, a competição na América do Sul é muito forte e isso é demonstrado nesse tipo de torneio. O futebol, às vezes, é definido por detalhes, por circunstâncias, mas as equipes sul-americanas vão estar à altura (das europeias), não tenho nenhuma dúvida”, prosseguiu Mascherano.
“Temos que ver como vão ser os próximos jogos, começou agora. Temos que ser justos que as equipes europeias. Em sua maioria, terminaram a temporada, deram férias a alguns jogadores. Outros estavam na data Fifa com as seleções”, acrescentou.
América do Sul pode vencer Mundial de Clubes, opina Mascherano
A participação do futebol sul-americano no Mundial de Clubes não se restringe aos times do Brasil. Os argentinos River Plate e Boca Juniors também estão no campeonato. O River derrotou o Urawa Reds por 3 a 1. Já o Boca empatou por 2 a 2 com o Benfica.
“Acredito que para termos conclusões temos que esperar até o final. Mas a realidade é que, pela primeira rodada, como sul-americano, os resultados nos convidam a sonharmos. Como argentino, ainda mais pelo nível das duas equipes argentinas”, finalizou Mascherano.

