Neymar em treinamento no Santos (Divulgação - Raul Baretta)
Apresentado como executivo de futebol do Santos nesta quarta-feira (25), Alexandre Mattos reservou um espaço da coletiva para falar sobre a extensão contratual de Neymar, detalhando que o atleta de 33 anos foi alvo de diversos clubes nas últimas semanas, em meio à “novela” para a definição do futuro dele no time da Baixada. O experiente dirigente disse ter recebido inúmeras ligações de representantes de clubes pelo mundo à fora, que buscavam informações sobre o camisa 10.
Depois de algumas semanas de impasse, Neymar esticou o vínculo com o Peixe até dezembro deste ano, frustrando assim os clubes interessados. O contrato anterior tinha validade até o dia 30 de junho. No momento, o atacante está de férias, e deve se reapresentar junto com os demais companheiros na próxima segunda-feira (30), quando o alvinegro retoma os trabalhos visando o restante da temporada.
“O que eu recebi de mensagens de diretores e CEOs do mundo, perguntando se o Neymar ficaria ou não, porque eles gostariam de contar com Neymar. Foi enorme a quantidade de clubes que pensavam e vislumbravam a possibilidade de contar com Neymar. Ele, calmamente, disse: ‘Eu não vou sair do Santos, a não ser que o Santos não me queira’. E o Santos sempre vai querer o Neymar aqui”, disse o executivo de futebol.
Mattos detalha papo com Neymar
Ainda sobre o assunto, Mattos revelou ter tido conversas com Neymar e destacou que o atacante priorizou o ‘fico’ no futebol brasileiro para se dedicar, visando o retorno em grande estilo na seleção brasileira. Na avaliação do dirigente, o craque tem totais condições de recuperar o melhor desempenho e engatar uma sequência positiva às vésperas da Copa do Mundo.
Fora da última Data Fifa, a primeira sob o comando de Carlo Ancelotti, Neymar é cotado para figurar na lista do treinador italiano para os jogos de setembro, válidos pelas Eliminatórias. Antes de anunciar a relação com os convocados nos duelos deste mês, o técnico da seleção brasileira chegou a contatar o atacante para explicar a decisão de não acioná-lo ainda, em decorrência do aspecto físico.
Números do camisa 10 no Santos
Desde o seu retorno à Vila Belmiro, Neymar ainda não conseguiu deslanchar e vem sendo questionado pela torcida e mídia esportiva. Em quase cinco meses, o atacante computou 12 jogos oficiais, com três gols e três assistências. Os problemas físicos continuam sendo um entrave para o camisa 10, que neste período, sofreu duas lesões musculares, o que acarretou em um hiato de dois meses fora de combate.
Após cumprir suspensão automática no jogo contra o Fortaleza, Neymar está liberado para atuar no próximo jogo do Santos no Brasileirão, que será diante do Flamengo, programado para o dia 16 de julho, pela 14ª rodada, tendo a Vila Belmiro como palco. Antes da pausa do certame para o Mundial, o Peixe venceu o Leão do Pici por 3 a 2, fora de casa, e deu uma respirada na tabela, deixando o temido Z4. O alvinegro é 15º colocado, com 11 tentos.

