Anderson Barros é diretor de futebol do Palmeiras (Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
No início de 2025 o Palmeiras passou por uma das maiores reformulações em seu elenco, promovendo as saídas de jogadores que foram importantíssimos nos últimos anos, como Zé Rafael e Rony. Segundo o jornalista Jorge Nicola, o clube prepara uma nova reformulação ao final da temporada com a saída de mais três jogadores considerados ídolos por muitos no time alviverde.
Com contratos terminando em dezembro deste ano, os laterais Mayke e Marcos Rocha e o goleiro Marcelo Lomba devem deixar o Verdão. A idade avançada deles, aliada aos salários altos e merecidos pela bela carreira, os três não estão nos planos para 2026, quando nem mesmo o técnico Abel Ferreira confirma que vá estar no clube – o contrato do português também termina ao fim desse ano.
“Desde que assumiu o comando do Palmeiras, Abel Ferreira já fez algumas mudanças profundas abrindo mão de jogadores importantes e de atletas da base que não seguiam a sua cartilha. De maneira bem discreta e sem grande alarde, o Palmeiras prepara mais uma reformulação de jogadores veteranos, que tiveram seu papel de destaque, mas já não entregam tanto quanto em outros tempos”, iniciou Nicola.
“O Mayke, o Marcos Rocha e o Marcelo Lomba não devem ficar para a próxima temporada. Os três têm contratos até dezembro e não devem ter seus vínculos prorrogados, até por uma opção do Palmeiras para rejuvenescer o elenco e enxugar a folha salarial. Mayke está na mira de São Paulo e Santos, não há propostas pelo Marcos Rocha, e o Lomba quase se transferiu para o Fluminense há alguns dias.”
Outras saídas no Palmeiras
Nicola ainda destacou que outros dois jogadores titulares absolutos do atual time também têm chances de se transferir para outros clubes, pois vêm chamando muito a atenção de equipes do exterior. “Há também a possibilidade de saída de jogadores na mira de times europeus. Hoje, os principais alvos são o lateral-esquerdo Piquerez, da seleção uruguaia, e o volante Richard Ríos, da seleção colombiana”, disse.
Vale lembrar ainda que o atacante Estêvão também não fará mais parte do elenco do Verdão assim que o clube terminar sua participação na Copa do Mundo de Clubes da Fifa. O camisa 41, portanto, está garantido apenas para os três próximos jogos do time paulista na fase de grupos da competição que tem início no dia 14 de junho.
Abel Ferreira inicia preparação para Copa do Mundo de Clubes
Ainda sem poder contar com os jogadores que estão defendendo suas seleções nesta Data Fifa, o elenco do Palmeiras teve folga de três dias no início da semana e voltou aos treinos na última quinta-feira, na Academia de Futebol. O grupo permanecerá treinando no local até este domingo, já que na segunda-feira (9) vai embarcar para os Estados Unidos. A estrei no Mundial será contra o Porto, no dia 15.

