Home Futebol Palmeiras precisa de empate para se classificar no Mundial de Clubes e pode encarar Botafogo no mata-mata

Palmeiras precisa de empate para se classificar no Mundial de Clubes e pode encarar Botafogo no mata-mata

Verdão encara time de Lionel Messi na última rodada e só depende de si para terminar como líder; vitória do Glorioso agita o Grupo B

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Palmeiras precisa de empate para se classificar no Mundial de Clubes e pode encarar Botafogo no mata-mata

Gustavo Gómez reclama com a arbitragem no duelo contra o Al Ahly (Divulgação - Cesar Greco - Ag. Palmeiras)

O Palmeiras deu um importante passo rumo à classificação às oitavas de final do Mundial de Clubes após vitória sobre o Al Ahly, faturada nesta quinta-feira (19), no MetLife Stadium. O resultado de 2 a 0 foi o suficiente para levar o time de Abel Ferreira do terceiro para o topo do Grupo A. Neste cenário, até mesmo um empate na última rodada já garante o time alviverde na próxima fase e como líder da chave.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Isto porque, o adversário palestrino da próxima segunda-feira (23), o Inter Miami, surpreendeu o Porto, desbancando o oponente por 2 a 1, e subiu para a vice-liderança. Se vencer ou empatar, o Verdão não pode ser mais alcançado, independente do resultado entre Porto e Al Ahly. Terminando como ponteiro da chave, o Verdão enfrenta o segundo colocado do Grupo B, integrado pelo Botafogo, que lidera a chave.

Na situação atual, o alviverde teria pela frente o PSG, mas a última rodada promete disputa frenética com o Atlético de Madrid também ostentando chances de classificação no Mundial. O Glorioso só precisa de um empate para confirmar o topo da chave e consequentemente a classificação, mas pode avançar até perdendo para o time espanhol por uma diferença de três gols, uma vez que o saldo de gols aponta uma diferença de quatro tentos entre os dois times.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Olho na matemática

Pega o Glorioso se:

  • Ele (Palmeiras) confirmar a liderança da chave + o Botafogo perder para o Atlético de Madrid (independente do placar) e o PSG superar o Seattle Sounders.

Pega o PSG se:

  • Ele (Palmeiras) confirmar a liderança da chave + o Botafogo empatar ou vencer o Atlético de Madrid e o PSG vencer o Seattle Sounders

Pega o Atlético de Madrid se:

PUBLICIDADE
  • Ele (Palmeiras) confirmar a liderança e o Atlético de Madrid vença o Botafogo por qualquer placar e o PSG empate ou perca para o Seattle.
  • Ele (Palmeiras) confirmar a liderança e o Atlético de Madrid goleie o Botafogo por quatro ou mais gols e o PSG vença o Seattle.

Palmeiras com alerta ligado sobre pendurados

Por conta do regulamento envolvendo cartões, é provável que Abel Ferreira possa preservar alguns jogadores no duelo diante do Inter Miami na próxima segunda-feira (23). Isto porque, seis jogadores estão sob risco de suspensão em um eventual mata-mata, se advertidos contra a equipe norte-americana. A lista dos pendurados é composta por Gustavo Gómez, Felipe Anderson, Piquerez, Giay, Richard Ríos e Raphael Veiga. O técnico palestrino também está na ‘berlinda’, tendo recebido cartão contra o Porto.

PUBLICIDADE

No novo Mundial de Clubes dois cartões amarelos acarretam em suspensão na partida seguinte. O número de punições só é zerado a partir das quartas de final. Com isso, os jogadores ‘carregam’ os cartões na virada da fase de grupos para o mata-mata, nas oitavas. O índice de cartões ainda funciona como o oitavo critério de desempate nos grupos.

Better Collective