Jogadores do Palmeiras antes de duelo contra o Inter Miami (Divulgação - Cesar Greco)
O Palmeiras encara o Botafogo no próximo sábado (28), às 13h (de Brasília), pelas oitavas de final do Mundial de Clubes com o alerta ligado. Isto porque, o técnico Abel Ferreira e seis jogadores estão pendurados com cartão amarelo, e se advertidos diante do Glorioso, perdem um eventual duelo das quartas, mediante à classificação.
No regulamento fixado, a Fifa se mostrou bastante rigorosa com cartões no Mundial, bastando apenas duas advertências para culminar em uma suspensão automática. Para complicar a vida dos clubes participantes, os jogadores e comissão técnica ‘carregam’ os cartões até os jogos das quartas de final. A punições só serão zeradas após os compromissos da segunda etapa do mata-mata.
Contra o Botafogo, o Palmeiras tem Gustavo Gómez, Giay, Piquerez, Richard Ríos, Felipe Anderson e Raphael Veiga e o próprio treinador sob alerta. O alvinegro, por exemplo, já sentirá efeitos do regulamento, uma vez que Gregore foi punido com cartão amarelo aos 50 minutos do jogo contra o Atlético de Madrid, e vai cumprir automática nas oitavas. Os cariocas ainda possuem Joaquin Correa, Barboza e Cuiabano entre os pendurados.
Palmeiras tem pequeno jejum contra o Botafogo
Tendo sido uma ‘pedra no sapato’ do Palmeiras em 2024, o Glorioso chega com moral elevada para o confronto e defendendo um tabu de cinco partidas sem ser superado pelo adversário que se tornou um ‘rival’, mediante ao cenário de protagonismo e disputa direta. No último ano, o alvinegro não só levou a melhor na corrida pelo título do Brasileirão, se ‘vingando’ de 2023, como eliminou os paulistas nas oitavas de final da Libertadores, com triunfo de 4 a 3 no agregado.
No recorte de invencibilidade, o time de General Severiano não perde para os palestrinos há cinco jogos, três vitórias e dois empates. O último resultado positivo do Verdão se deu em 2023, na espetacular virada por 4 a 3, no Nilton Santos, em choque que representou a arrancada ao título do Brasileirão daquele ano. O alvinegro chegou a estar vencendo por o duelo por 3 a 0.
Time pode ter desfalques de peso
Para o duelo brasileiro nas oitavas de final do torneio, o alviverde tem duas preocupações: Murilo e Aníbal Moreno. O zagueiro acabou deixando o campo de jogo diante do Inter Miami após sentir a perna esquerda em uma arrancada, que culminou no tento do adversário. O Palmeiras ainda não detalhou o quadro do zagueiro.
Além dele, Aníbal Moreno é dúvida. Desfalque contra o time de Messi, o volante argentino está tratando um edema na coxa, e ainda não possui presença garantida entre os relacionados de Abel Ferreira. Convivendo com dores constantes e ainda distante do condicionamento físico ideal, o atacante Paulinho deve iniciar a partida no banco de reservas, haja vista o controle de minutagem que vem passando para evitar novos problemas.

