Home Futebol Adversário do Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes, Al Ahly tem histórico de freguesia contra brasileiros

Adversário do Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes, Al Ahly tem histórico de freguesia contra brasileiros

Alviverde vai encarar um velho conhecido no Mundial de Clubes, tendo o retrospecto a favor para vencer o jogo e encaminhar a classificação

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Adversário do Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes, Al Ahly tem histórico de freguesia contra brasileiros

Partida entre SE Palmeiras e Al Ahly-EGI, primeiro jogo do Mundial de Clubes da FIFA 2021 (Fabio Menotti/Palmeiras)

Após empatar na estreia diante do Porto, o Palmeiras volta a campo pela Copa do Mundo de Clubes nesta quinta-feira (19), às 13h (de Brasília), contra o Al Ahly, principal clube do Egito e um dos destaques do continente africano. E este não é um duelo inédito para o futebol brasileiro e muito menos para o Verdão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Al Ahly já teve seis partidas contra times do Brasil em Mundiais de Clubes, sendo dois deles contra o Alviverde. E o retrospecto é bem negativo para os egípcios. A única vez que ele não perdeu foi justamente contra o Palmeiras, na disputa de terceiro lugar na edição de 2020. O jogo terminou 0 a 0 e a vitória veio nas penalidades.

Al Ahly contra brasileiros no Mundial

O primeiro confronto aconteceu em 2006, no segundo ano em que o torneio passou a ter times de todos os continentes. Então, o Al Ahly enfrentou o Internacional na semifinal e perdeu por 2 a 1, com gols de Alexandre Pato e Luiz Adriano. Na final, o Colorado venceu o poderoso Barcelona por 1 a 0 e conquistou o título.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Depois, o Al Ahly foi novamente pé quente para um brasileiro, que acabou sendo campeão. O Corinthians enfrentou os egípcios na semifinal e venceu por 1 a 0, gol marcado por Paolo Guerrero. Com isso, o Alvinegro foi à final e superou o Chelsea por 1 a 0, também com gol do atacante peruano, garantindo o bicampeonato.

Em 2022, fez um jogo movimentado contra o Flamengo na disputa de terceiro lugar, mas acabou perdendo por 4 a 2. Os gols brasileiros foram de Pedro e Gabigol, com ambos marcando duas vezes. Os africanos chegaram a ficar na frente do placar, abrindo 2 a 1, mas o Mengão mostrou seu poder de reação no final e virou.

Pela semifinal do Mundial de Clubes de 2023, o Fluminense enfrentou o clube do Egito e venceu por 2 a 0, com gols de Arias e John Kennedy. Na decisão, porém, o Tricolor carioca perdeu para o Manchester City por 4 a 0 e ficou com o vice-campeonato, na única vez em que disputou o torneio organizado pela Fifa.

PUBLICIDADE

Os duelos contra o Verdão

A primeira vez que Palmeiras e Al Ahly se enfrentaram foi em 2020, na disputa de terceiro lugar, após o Verdão ter perdido na semifinal para o Tigres. Então, as equipes empataram em 0 a 0 e decidiram nos pênaltis, com o clube brasileiro tendo dificuldades neste quesito e desperdiçando três cobranças. Os africanos acabaram vencendo por 3 a 2.

PUBLICIDADE

Então, no ano seguinte, o confronto aconteceu na semifinal, com o Alviverde fazendo um ótimo jogo e vencendo os egípcios por 2 a 0, com gols de Raphael Veiga e Dudu. Na decisão, porém, o time comandado por Abel Ferreira perdeu para o Chelsea na prorrogação, por 2 a 1, ficando com o vice-campeonato.

Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes

O Palmeiras está no grupo A do Mundial de Clubes, que tem, além dos egípcios, o Porto e o Inter Miami. Na estreia, o clube brasileiro empatou em 0 a 0 com os portugueses. O outro confronto do grupo também terminou 0 a 0. Agora, o Verdão fecha a primeira fase enfrentando o Al Ahly na quinta (19) e o Inter Miami na segunda (23).

Better Collective