Home Futebol Portugal é bicampeão da Nations League com gol de Cristiano Ronaldo e Diogo Costa brilhando

Portugal é bicampeão da Nations League com gol de Cristiano Ronaldo e Diogo Costa brilhando

Cristiano Ronaldo marcou gol de empate no tempo normal e manteve Portugal vivo, enquanto Diogo Costa brilhou nas penalidades máximas

Por Caian Oliveira em 08/06/2025 18:55 - Atualizado há 6 meses

Cristiano Ronaldo em ação na final da Nations League. (Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images)

Portugal conquistou o título da Liga das Nações da UEFA neste domingo (8), ao superar a Espanha na final nos pênaltis. O jogo acabou empatado por 2 a 2 no tempo normal, e foi para as penalidades máximas. Cristiano Ronaldo marcou o gol de empate que deixou a Seleção Portuguesa com chances de levantar o troféu. Enquanto isso, Diogo Costa pegou o pênalti de Álvaro Morata e definiu a disputa.

Portugal conquistou seu segundo título da Nations League, terceiro troféu de Cristiano Ronaldo com a seleção. Os portugueses foram os primeiros campeões da história da competição, em 2019, batendo a Holanda na época. Assim, o time lusitano ganha moral para a Copa do Mundo de 2026.

1º tempo com 3 gols, e Espanha na frente

O clássico entre Portugal e Espanha começou frenético, com ambas equipes jogando de forma ofensiva e priorizando o ataque. Logo aos 21′, a Espanha tratou de abrir o placar com o volante Zubimendi, que aproveitou falha de João Neves para balançar as redes de Diogo Costa.

No entanto, não demorou muito para que Portugal reagisse e empatasse a partida. Cinco minutos após sofrer o gol, aos 26′, o lateral Nuno Mendes experimentou um chute rasteiro e cruzado, e acertou o cantinho de Unai Simón. De fato, um golaço na Allianz Arena, para aumentar a emoção da final.

Com 1 a 1 no placar, a Espanha se destacou com o controle das ações até o fim do primeiro tempo, e o domínio deu certo. Aos 45′, o atacante Oyarzabal recebeu belo passe de Pedri e, dentro da área, estufou as redes para colocar os espanhóis na frente.

Cristiano Ronaldo marca e leva jogo para a prorrogação

Aos 40 anos, Cristiano Ronaldo mostrou que ainda não perdeu a capacidade de decidir partidas. Na marca dos 15 minutos do segundo tempo, Nuno Mendes cruzou na área, a bola desviou na defesa e sobrou para CR7 chutar forte e empatar a partida. Em seguida, os times administraram o placar e foram para a prorrogação.

Prorrogação com confusão e pênaltis

Ao contrário dos 90 minutos, na prorrogação só deu Portugal, que dominou as melhores jogadas ofensivas. Em resumo, Rafael Leão foi o responsável por impulsionar várias tramas da seleção portuguesa pela esquerda. Assim, em uma das jogadas, quando o jogador entrou em velocidade na área, acabou caindo, e pediu pênalti. No entanto, isso gerou revolta no elenco da Espanha, e Baena acabou empurrando o português por trás, gerando um princípio de confusão.

A prorrogação confirmou o empate por 2 a 2, já que ninguém conseguiu marcar. Assim, a partida foi para a decisão nas penalidades máximas. Nos pênaltis, todos os cobradores marcaram, com exceção de Álvaro Morata, que teve sua batida defendida por Diogo Costa, herói do título.

Ficha técnica: Portugal x Espanha

Portugal: Diogo Costa; João Neves, Rúben Dias, Gonçalo Inácio e Nuno Mendes; Bruno Fernandes, Vitinha e Bernardo Silva; Francisco Conceição, Pedro Neto e Cristiano Ronaldo.
Técnico: Roberto Martínez.

Espanha: Unai Simón; Mingueza, Le Normand, Huijsen e Cucurella; Pedri, Zubimendi e Fabián Ruiz; Lamine Yamal, Nico Williams e Oyarzabal.
Técnico: Luis de la Fuente.

Gols: Zubimendi (21′), Nuno Mendes (26′), Oyarzabal (45′), Cristiano Ronaldo (61′).

Arbitragem:

  • Árbitro: Sandro Schärer (SUI)
  • Assistentes: Jonas Erni (SUI) e Susann Küng (SUI)
  • VAR: Fedayi San (SUI)
Exit mobile version