
Renato Paiva, técnico do Botafogo (foto: Vitor Silva/Botafogo)
Nesta segunda-feira (23), o Botafogo perdeu para o Atlético de Madrid, mas garantiu vaga para a fase mata-mata da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Em entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0, o treinador Renato Paiva exaltou o feito do clube carioca, que ficou em segundo em um grupo que tinha dois europeus como favoritos.
“É um país imenso, com futebol muito especial, com muitos bons jogadores. Produz jogadores talentosos para o mundo, tem excelentes técnicos. Até mesmo os técnicos estrangeiros que vão para o Brasil são bons. Estamos ajudando a mostrar o que é o Brasil. Muitos acham que o Brasil é mais fraco do que é na verdade. Temos um campeonato muito difícil e temos muito orgulho de representar o Brasil”, disse.
“E agora vou ser incisivo e irônico: se o Renato Paiva tivesse dito no Brasil que passaríamos por esse grupo, ele seria esculachado à quinta da casa por todo mundo. Mas fizemos o que ninguém estava esperando e temos que valorizar isso para o torcedor do Botafogo, que tem que estar orgulhoso desse grupo e do futebol brasileiro também”, completou o técnico.
Botafogo faz bom primeiro tempo, mas perde
Depois da histórica vitória contra o PSG, o Glorioso duelou com o Atlético e teve bons momentos, especialmente no primeiro tempo. Com Igor Jesus, Savarino e Artur, o time brasileiro ameaçou os espanhóis, porém não conseguiu balançar as redes.
Precisando vencer para sonhar com a classificação, a equipe comandada por Diego Simeone foi para cima e conseguiu chegar ao gol apenas na faixa dos 42 minutos, com Griezmann. Esse resultado mínimo elimina o clube de Madrid e garante o Fogão nas oitavas, com o Paris sendo o primeiro do grupo B.
“Atlético de Madrid é um elenco fortíssimo, equipe top da Europa e acaba por não ser o jogo que queríamos em termos de resultados. Fica a classificação”, pontuou Renato Paiva.
Brasileiros em alta no Mundial de Clubes
Além do Botafogo, o Palmeiras também pode garantir vaga nesta segunda-feira (23). O time de Abel Ferreira enfrenta o Inter Miami de Lionel Messi e um empate já é o suficiente para avançar às oitavas de final do torneio da Fifa.
O Flamengo, por sua vez, já confirmou a primeira colocação do grupo D com uma rodada de antecedência, isso após a vitória contundente por 3 a 1 diante o Chelsea, da Inglaterra. Por fim, o Fluminense é mais um com grandes chances de classificação.