Home Futebol Renato Paiva não vê ansiedade atrapalhar Botafogo em estreia no Mundial de Clubes: “Vamos aceitá-la naturalmente” 

Renato Paiva não vê ansiedade atrapalhar Botafogo em estreia no Mundial de Clubes: “Vamos aceitá-la naturalmente” 

Treinador do Glorioso falou em coletiva sobre a expectativa para a estreia na competição, que será neste domingo (15), contra o Seattle Sounders

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
Renato Paiva não vê ansiedade atrapalhar Botafogo em estreia no Mundial de Clubes: “Vamos aceitá-la naturalmente” 

Treinador do Botafogo comenta sobre ansiedade pela estreia (Foto: Divulgação/Botafogo)

Neste domingo, o Botafogo fará sua estreia na Copa do Mundo de Clubes, enfrentando o Seattle Sounders. Um momento ao qual o torcedor alvinegro esperou por muito tempo e no qual a ansiedade pela competição cresce a cada segundo até a hora do apito inicial.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

‘Aceitar a ansiedade’

Mas, se para muitos, o sentimento de ansiedade perturba, para o técnico Renato Paiva não. O comandante botafoguense falou em entrevista coletiva que ‘aceitou’ se coloca como ‘ansioso’ para a disputa do Mundial de Clubes, diante de toda a perspectiva do torneio em si e das esperanças do Glorioso em buscar tal conquista.

“Escuto várias vezes as pessoas falarem isso, de ansiedade, como é que vamos fazer com a ansiedade. Vamos aceitá-la naturalmente. É a primeira competição que se faz deste gênero, é o primeiro Mundial de Clubes, 32 equipes estão aqui, estamos numa elite mundial. Como é que não vai haver ansiedade?”, disse Paiva

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Realmente vai haver ansiedade. E eu acho que a melhor forma de se controlar ansiedade é saber viver com ela. É saber que ela existe. Não é estar com um elefante da sala e você dizer que está tudo bem”, completou o treinador

O desafio da estreia

Devido a tal sentimento, o técnico do Botafogo não vê outra solução a não ser cumprir com o seu objetivo e não mudar de forma abrupta os rumos do trabalho. Paiva argumenta que o controle de tal ‘ansiedade’ tem de ser feito ‘respeitando a identidade’ da equipe e dos atletas, confiando que seu elenco poderá dentro de campo corresponder com o que se espera do Glorioso.

“É não mudar o trabalho que estamos fazendo e que está fazendo os jogadores crescerem. É sermos nós próprios. Nosso desafio é, independentemente de quem esteja do outro lado, é respeitar a nós mesmos. Respeitar o nosso torcedor, a identidade do clube e os jogadores. É por em prática tudo o que colocamos desde o primeiro dia. Eles sabem o que tem que fazer nas diversas fases do jogo. Quando a bola rolar, eu sou sincero, acaba a ansiedade”, comentou.

PUBLICIDADE
Better Collective