Home Vôlei Bernardinho admite tensão e comenta sobre as novidades da seleção masculina de vôlei para a disputa da VNL

Bernardinho admite tensão e comenta sobre as novidades da seleção masculina de vôlei para a disputa da VNL

Experiente treinador da seleção brasileira falou sobre a estreia e relembrou algumas ausências de jogadores que foram importantes anteriormente

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Bernardinho admite tensão e comenta sobre as novidades da seleção masculina de vôlei para a disputa da VNL

Bernardinho, técnico da seleção brasileira (Divulgação / CBV)

Experiente treinador da seleção brasileira falou sobre a estreia e relembrou algumas ausências de jogadores que foram importantes anteriormente

Nesta quarta-feira (11), a seleção masculina de vôlei entra em quadra pela primeira vez na Liga das Nações (VNL) 2025. O Brasil enfrenta o Irã, às 17h30, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. Comandada por Bernardinho, a seleção sonha com o título, embora não seja o principal favorito. Este primeiro jogo terá transmissão do SporTV 2 e do VBTV.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista coletiva realizada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), o técnico brasileiro foi sincero ao admitir uma certa tensão para esse primeiro jogo, principalmente por ter algumas novidades no elenco. “É o começo do ciclo, estamos um pouco tensos, o que é normal sentir a pressão do Maracanãzinho. Vamos jogar contra grandes times, construindo um novo grupo até Los Angeles”, disse Bernardinho.

Na sequência, o experiente treinador relembrou de alguns jogadores importantes que não atuam mais pela seleção, colocando essa reformulação no elenco como um dos obstáculos. “Alguns jogadores não estão mais conosco. Bruno era o nosso líder, Lucão, Thales, que fez uma grande temporada na Polônia, Leal”, comentou Bernardinho, que apontou os novos líderes. “Temos agora Flávio, Lucarelli, agora eles são os líderes desse grupo pela experiência que têm”, completou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Novo capitão na seleção masculina de vôlei

O ídolo Bruninho, multicampeão pela seleção brasileira, tendo disputado cinco Olímpiadas, era o capitão do time masculino de vôlei. Mas, ele optou por encerrar o seu ciclo na seleção, aos 38 anos de idade. Sendo assim, o novo capitão será Lucarelli, mas ele se recupera de uma lesão no ombro e não vai atuar nos primeiros jogos da competição. Então, o central Flávio Gualberto foi escolhido para ser o líder do time em quadra nessas primeiras semanas.

Os relacionados do Brasil para a estreia

  • Levantadores: Cachopa e Brasília
  • Opostos: Darlan e Sabino
  • Ponteiros: Adriano, Honorato, Lukas Bergmann, Maicon e Arthur Bento
  • Centrais: Judson, Thiery e Flávio
  • Líberos: Maique e Alê Elias

Busca pelo segundo título da VNL

Disputada anualmente desde 2018, o time masculino do Brasil esteve em todas as edições da Liga das Nações, chegando na fase final em todas elas. A nossa seleção foi campeã em 2021, buscando agora o bicampeonato. Além do título, as melhores campanhas foram em 2018 e 2019, quando terminou em quarto lugar.

O torneio é disputado por 18 seleções, tendo duas fases. Nesta primeira, cada time realiza 12 partidas, com os oito melhores avançando para o mata-mata, começando nas quartas de final, até a decisão. Na fase inicial, além do Irã, o Brasil vai enfrentar Cuba, Ucrânia, Eslovênia, Canadá, China, Itália, Polônia, Argentina, Japão, Turquia e Alemanha.

PUBLICIDADE
Better Collective