Abel Ferreira durante jogo do Palmeiras no Brasileirão (Créditos: Ricardo Moreira/Getty Images)
Vitorioso no confronto contra o Fluminense nesta quarta (23), no Maracanã, o Palmeiras teve Vitor Roque como homem decisivo, responsável pelo segundo tento no triunfo de 2 a 1. Após o atacante findar um jejum de quase dois meses sem marcar, o técnico Abel Ferreira defendeu o atleta, pontuando que há cenários extremos no trato da imprensa, em um universo de críticas ferrenhas e elogios.
Ao término da partida, o comandante palestrino exaltou a qualidade de Vitor Roque, maior contratação da história do Palmeiras e do futebol brasileiro, admitiu que o atacante demanda de uma evolução, mas classificou como pesadas e ofensivas as críticas disparadas muitas vezes contra o camisa 9, que ainda não conseguiu deslanchar de forma expressiva em seu retorno ao futebol brasileiro.
“Aqui é 8 ou 80. Agora vão dizer que ele é o Pelé. Mas não é. É o mesmo Roque, tem defeitos e virtudes como todos. Claro que é bom, aumenta a confiança dele. É manter os pés na terra. Temos que melhorar, ele individualmente, não só coletivamente. E temos que manter essa melhora, olhar pelos jogadores que temos agora e procurar a melhor forma. Porque aqui só importa quando ganha, nada mais importa”, avaliou Abel Ferreira.
Palmeiras sobe na tabela
Diante do resultado positivo no Rio de Janeiro, o Verdão chegou aos 29 pontos e subiu um degrau na tabela do Brasileirão, superando o Red Bull Bragantino, que foi derrotado pelo Flamengo, de virada, em casa. O alviverde agora é terceiro colocado e está a cinco tentos do Cruzeiro, que tem dois jogos a mais na tábua de classificação.
Enquanto ainda ‘patina’ nos jogos do Allianz Parque, o Palmeiras reforçou com o triunfo sobre o Fluminense a sua letalidade em compromissos na condição de visitante. São 18 pontos somados em 21 possíveis, com 11 tentos convertidos e apenas sofridos. O segundo melhor neste recorte é o Flamengo, que soma 13 pontos.
Abel Ferreira alfineta torcida do Fluminense
Ainda na coletiva, Abel Ferreira disse ter ficado incomodado com o fato da torcida do Fluminense ter vaiado o time após a quarta derrota consecutiva na temporada. No entendimento dele, o torcedor age de forma equivocada e com ‘memória curta’, haja vista a campanha consistente que o Tricolor das Laranjeiras ostentou na disputa do Mundial de Clubes, onde foi o representante nacional a ir mais longe na disputa.
Superado pelo Verdão em casa, o time de Renato Gaúcho ligou o alerta de vez sobre o desempenho pós-Mundial, chegando ao terceiro insucesso na Série A de forma consecutiva, que atrapalha diretamente no pleito de busca pelas primeiras posições na tabela. No momento, o time das Laranjeiras ocupa a oitava posição, com 20 pontos, estando a 14 do líder Cruzeiro, que aparece com dois jogos a mais.

