Alex Santana em ação contra o São José (Divulgação - Lucas Uebel - Divulgação)
Recém-chegado ao Grêmio, Alex Santana vai continuar entre os 11 iniciais da equipe, após ter estreado no último final de semana diante do São José, no título da Recopa Gaúcha. Com Dodi suspenso, o experiente jogador vai formar dupla com Villansanti no meio-campo de Mano Menezes, diante do Cruzeiro, em choque marcado para este domingo (13), em Belo Horizonte, pelo Brasileirão.
No confronto diante do São José, Alex Santana esteve presente os 96 minutos em uma formação mesclada, atuando ao lado de Dodi. O atleta computou 69 passes, com 90% de acerto, cometeu apenas duas vezes e fez um desarme. Versátil, o reforço do Imortal pode não só atuar como volante defensivo, mas também funciona como terceiro homem de meio-campo, apoiando ofensivamente.
A última vez que Alex atuou dois jogos seguidos se deu entre fevereiro e março, quando Ramón Díaz ainda era o comandante técnico do Corinthians. Com a chegada de Dorival Júnior no alvinegro paulista, o jogador perdeu espaço, sendo emprestado ao Imortal até o final desta temporada. O clube sulista pode exercer o direito de compra.
Mano Menezes exalta reforço
Na coletiva pós-jogo do título sobre o São José, o técnico Mano Menezes fez questão de enaltecer a atuação do volante, pontuando sobre o comprometimento do reforço e a segurança que ele trouxe ao meio-campo da equipe. Nos bastidores, a chegada de Alex Santana foi viabilizada após ‘sinal verde’ do comandante, bem como do coordenador Luiz Felipe Scolari.
“O Grêmio vai trazer para o elenco jogadores que possam chegar como o Alex chegou, vestindo a camisa e entregando o que tem para entregar. O que entregou no jogo-treino e hoje é aquilo que é bom para gente. É a característica que precisávamos em jogador de meio-campo. Faz a bola passar tranquila, sempre disponível para recebê-la”, disse o treinador na entrevista.
Grêmio busca remontada
Sem perder desde o dia 17 de maio, o Grêmio tenta manter o ritmo na volta do calendário para galgar objetivos mais audaciosos no segundo semestre. Tendo acumulo seis jogos de invencibilidade neste período, o Tricolor visa se aproximar do pelotão principal no Brasileirão e ir longe na disputa da Sul-Americana, uma vez que já foi eliminado da Copa do Brasil, competição que poderia trazer boas cifras em premiação.
No certame nacional, a equipe sulista ocupa a 11ª posição, com 16 pontos, estando a oito pontos do líder Flamengo, que possui um jogo a menos no comparativo direto. O calendário mais enxuto em relação aos demais concorrentes pode ser um dos ‘trunfos’ do Imortal para postular como protagonista na elite e fechar a temporada com uma vaga na próxima Libertadores.

