Home Futebol André Henrique ganha espaço no ataque do Grêmio e Mano Menezes tem 2 opções para escalar o time

André Henrique ganha espaço no ataque do Grêmio e Mano Menezes tem 2 opções para escalar o time

Problema físico de Braithwaite e impasse envolvendo Arezo podem promover jovem atacante à titularidade do Tricolor de Mano Menezes

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
André Henrique ganha espaço no ataque do Grêmio e Mano Menezes tem 2 opções para escalar o time

André Henrique, atacante do Grêmio (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

André Henrique está sendo cotado para iniciar a partida de amanhã (8), que marcará o retorno do Grêmio ao futebol depois de quase um mês. O Imortal irá enfrentar o São José pela Recopa Gaúcha, que será decidida em jogo único. A bola vai rolar na Arena do Grêmio a partir das 19h30 (horário de Brasília).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O centroavante de 23 anos está no Tricolor Gaúcho desde 2023 contratado junto ao Hercílio Luz por 1,2 milhão de euros (R$ 6,4 milhões na época), mas nunca se firmou como titular da equipe. Além disso, André Henrique ficou de fora de 52 dos 67 jogos que o Grêmio realizou no ano passado devido a lesões no tornozelo direito e na coxa esquerda.

Para o confronto com o Zequinha, o atacante tem chances de ser titular na primeira escalação de Mano Menezes depois da pausa para a Copa do Mundo de Clubes. Martin Braithwaite não participou dos últimos treinamentos do Grêmio e será preservado por conta de dores no tornozelo, ao mesmo tempo em que Matías Arezo negocia sua saída da Arena por empréstimo para o Peñarol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mano Menezes colocou André Henrique na frente de Arezo

No jogo-treino contra o Aimoré no CT Presidente Luiz Carvalho na última quarta-feira (2), André Henrique começou a atividade e marcou um dos gols na goleada por 5 a 1 diante do Índio Capilé. Com Mano Menezes, o jogador vem sendo mais aproveitado ao ser o substituto de Braithwaite nos últimos jogos da equipe no Brasileirão Série A contra Juventude e Corinthians. Ou seja, Arezo se tornou a terceira opção no ataque.

André Henrique soma 51 jogos com a camisa do Grêmio. O atacante marcou sete gols, o último na vitória por 3 a 0 sobre o Monsoon pelo último Campeonato Gaúcho, além de somar três assistências. Em 2025, o atleta disputou 13 partidas, totalizando 311 minutos em campo. O camisa 77 chegou a interessar a clubes do Brasileirão Série B, antes de receber mais oportunidades na Arena do Grêmio com Mano Menezes.

Sem Braithwaite diante do São José, o treinador gremista terá à disposição para o comando de ataque André Henrique e, por enquanto, Arezo. Segundo o presidente do Peñarol, Ignacio Ruglio, o centroavante uruguaio se comunica duas vezes por dia com o dirigente para forçar a sua transferência para o clube de Montevidéu.

PUBLICIDADE

Provável escalação do Grêmio contra o São José

Para a final da Recopa Gaúcha, Mano Menezes deverá utilizar a seguinte formação diante do Zequinha: Tiago Volpi; Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Kannemann e Lucas Esteves (Marlon); Cuéllar, Villasanti e Cristaldo; Alysson, Amuzu e André Henrique (Arezo). 

PUBLICIDADE
Better Collective