Árbitro apitará partida entre Atlético-MG e Flamengo pela Copa do Brasil (Foto: César Greco / Palmeiras)
O Atlético-MG volta a campo na noite desta quinta-feira para enfrentar o Flamengo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no Rio de Janeiro. Uma partida bastante decisiva para as duas equipes, mas que pode ter ganho certo contorno controverso antes mesmo da bola rolar no Maracanã.
O ponto é uma crítica feita pelo presidente do Galo, Sérgio Coelho, quanto à arbitragem do jogo de ida das oitavas de final. Principalmente de quem será responsável por comandar o duelo contra o Flamengo, este sendo Raphael Claus, um dos principais juízes do futebol brasileiro e sorteado para o jogo desta quinta.
‘Errou contra nosso time’
Em declaração feita nesta semana, Coelho comentou a escolha do paulista como árbitro da partida contra Flamengo. O mandatário atleticano fez elogios ao juiz e disse que este é um ‘dos melhores do futebol brasileiro’. Mas citou ‘preocupação’ com tal indicação por ver vários erros contra a equipe em partidas nas quais esteve presente.
“O Claus é um grande árbitro Fifa, muito qualificado. Está entre os melhores árbitros do futebol brasileiro. Mesmo assim, não estamos satisfeitos com a escolha dele para apitar o jogo da Copa do Brasil. Nos últimos jogos, ele errou muito contra o nosso time. Ficamos preocupados e insatisfeitos com a indicação”, declarou o presidente do Atlético-MG, segundo o GE.
Último jogo teve polêmica
A declaração de Sérgio Coelho é ligada ao último jogo do Galo apitado por Raphael Claus, este contra o Grêmio, na rodada de abertura do Brasileirão. Neste jogo, algumas decisões da arbitragem foram criticadas pela diretoria atleticana, em especial a jogada do primeiro gol do Tricolor gaúcho, na qual houve reclamação de falta.
Em tal jogada, o Galo reclamou que Lucas Esteves teria cometido falta em Natanael no início da jogada que rendeu o tento gremista. Porém, a revisão feita pelo VAR não apontou irregularidade na jogada e o gol foi mantido. Além disso, o clube alegou que a Comissão de Arbitragem da CBF admitiu que Wagner Leonardo deveria ter sido expulso do jogo por ter por ‘jogada temerária’ em Hulk.
Após aquele jogo, o presidente atleticano detonou a atuação de Claus e reclamou de outros jogos do clube em que o árbitro apitou e teria prejudicado o Galo em determinados lances nestes duelos. Para o dirigente, tal situação seria ‘inaceitável’ para o clube.
“É inaceitável que um árbitro Fifa, de Copa do Mundo, cometa tantos erros contra o Galo. Estamos cansados de sermos prejudicados pelo Raphael Claus. Por favor, chega”, disse Sérgio Coelho naquela ocasião.

