Galo nunca venceu o Flamengo fora de casa na Copa do Brasil (Foto: Pedro Souza / Atlético)
O Atlético-MG entrará em campo novamente contra o Flamengo nesta quinta-feira, pela primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Maracanã. Em jogo, além da chance de tentar vantagem para o jogo de volta, vencer um ‘tabu’ que incomoda o clube na competição.
É que o Galo jamais venceu o Rubro-Negro na mata-mata nacional jogando fora de casa, cita a Rádio Itatiaia. Aliás, sequer empatou os confrontos que fez contra os cariocas, tendo saído derrotado de todos eles. Incluindo o mais recente, a final de 2024 do torneio, que teve sua decisão na Arena MRV e teve triunfo da equipe da Gávea.
Retrospecto fora de casa
Ao todo, foram quatro as partidas realizadas pelo Atlético-MG contra o Flamengo fora de casa na história da Copa do Brasil. A primeira delas aconteceu há quase 20 anos, em 2006, nas quartas de final. No jogo disputado no Rio de Janeiro, o Rubro-Negro venceu por 4 a 1, com Renato Abreu marcando duas vezes, além de Jônatas e Obina também contribuindo para o placar. O gol atleticano foi de Marinho,
Em 2014. a ‘revanche’ nas semifinais do torneio veio. Na primeira partida, no Maracanã, vitória flamenguista por 2 a 0, gols de Víctor Cáceres e Chicão. Um novo encontro entre os dois times se deu na edição de 2002, na fase de oitavas de final. Naquela ocasião, o Flamengo venceu por 2 a 0, ambos os gols marcados por Arrascaeta, e avançou de fase no saldo de gols (havia perdido a ida por 2 a 1). E, claro a vitória por 1 a 0 em 2024 na final, com o gol de Plata dando título ao Fla.
Fla venceu mais no geral
O domínio como mandante do Flamengo também ressalta muito no retrospecto geral dos dois times na competição. Até o momento, foram oito confrontos entre as duas equipes, com a equipe da Gávea tendo vencido cinco deles e o Atlético-MG. Além de um empate, o que também será outro obstáculo ao qual os atleticanos terão de passar.
Assim como na decisão de 2024, o Galo fará a partida de volta em casa e terá de apostar em conseguir um bom resultado jogando fora de casa para seguir sonhando em conquistar a Copa do Brasil e trazer algum alívio para sua torcida diante de uma temporada de altos e baixos dentro e fora de campo.

