Galo busca vencer na Colômbia jejum incômodo fora de casa (Foto: Pedro Souza / Atlético)
O Atlético-MG entra em campo nesta quinta-feira pelos play-offs da Copa Sul-Americana, enfrentando o Atlético Bucaramanga, na Colômbia. Em jogo, um passo importante para poder avançar de fase no torneio, e também a chance de poder encerrar um tabu que vem incomodando o time desde 2024.
Quando o Galo entrar em campo no Américo Montanini, casa do adversário desta quinta-feira, terão se passado mais de um ano da última vez que o time venceu partidas de competições internacionais jogando como visitante. Neste momento, são 436 dias nos quais o time mineiro não comemora triunfos longe de seus domínios, segundo o GE.
Mais de 400 dias de jejum
O período inclui as partidas tanto da edição de 2025 da Copa Sul-Americana como as da Libertadores de 2024. Foi por esta última, em 7 de maio do ano passado, que os atleticanos venceram como visitantes pela última vez, contra o Rosario Central (1 a 0), gol marcado aos 42 minutos do segundo tempo por Paulinho, que hoje está no Palmeiras.
No levantamento, foram sete partidas feitas pelo Atlético-MG fora de casa em competições internacionais desde o triunfo contra os argentinos. O retrospecto neste período é de três derrotas e quatro empates, sendo quatro os jogos da Libertadores de 2024 e os três últimos os da fase de grupos da atual edição da Copa Sul-Americana.
Retrospecto fora de casa
Em 2024, nestas quatro partidas, perdeu para o Peñarol (2 a 0), este ainda pela fase de grupos. Nos mata-matas, empatou nas oitavas com o San Lorenzo (1 a 1), perdeu para o Fluminense nas quartas (1 a 0) e ficou no empate nas semifinais com o River Plate (0 a 0), sendo que somente nesta fase, jogou a segunda fora. Apesar da falta de vitórias como visitante, tal retrospecto não atrapalhou a ida do Galo até a final, onde perdeu em Buenos Aires (campo neutro) para o Botafogo.
Já em 2025, nas partidas da fase de grupos, empatou sem gols com o Cienciano e por 1 a 1 com o Caracas, além da derrota (3 a 2) para o Deportes Iquique. Neste caso, os pontos desperdiçados como visitante acabaram influindo na campanha atleticana na competição, tendo que ficar com o segundo lugar de seu grupo e ir aos play-offs, perdendo a chance de ter a vaga direta nas oitavas, que é dada ao vencedor de cada chave.
Para poder conseguir trazer tranquilidade para o time e levar um bom resultado para casa na partida, de volta, na próxima semana, o Galo terá mais uma chance de encerrar a série negativa com visitante e dar passos para a classificação na Colômbia.

