Home Vôlei Brasil é amplo favorito nas quartas de final da VNL masculina, mas pode ter pedreira na semifinal

Brasil é amplo favorito nas quartas de final da VNL masculina, mas pode ter pedreira na semifinal

Time comandado por Bernardinho terminou em primeiro na fase classificatória da Liga das Nações e luta pelo bicampeonato da competição

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Brasil é amplo favorito nas quartas de final da VNL masculina, mas pode ter pedreira na semifinal

Bernardinho comandando o vôlei masculino na VNL (Mauricio Val/FV Imagem/CBV)

No último final de semana, foi definido o chaveamento completo da Liga das Nações de Vôlei Masculino, após o fim da primeira fase. Com uma campanha quase perfeita, o Brasil terminou a primeira etapa da competição na liderança geral, de forma tranquila, com 32 pontos. Foram 11 vitórias em 12 jogos disputados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Agora, nas quartas de final, terá um confronto considerado fácil, onde a nossa seleção vai com amplo favoritismo. O vôlei masculino do Brasil irá enfrentar a China, que só se classificou por ser o país sede da fase final. Na tabela, os chineses terminaram em penúltimo com 9 pontos, somando apenas três vitórias. A partida vai acontecer no dia 30 de julho (quarta), às 8h (de Brasília).

Semifinal deve ter jogo duro para o Brasil

Se a seleção brasileira confirmar o favoritismo e passar de fase, enfrenta na semifinal da Liga das Nações o ganhador de Japão x Polônia, seleções que terminaram em quarto e quinto lugar na primeira fase. Porém, se vierem os poloneses, com certeza vamos ter um jogo bem difícil, como mostra o histórico entre as equipes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nos últimos 10 anos, foram 20 jogos entre as seleções no vôlei masculino, com 10 vitórias para cada lado. O retrospecto era favorável para a Polônia, mas o Brasil venceu na atual edição da VNL e chegou a sua décima vitória. Até a atual edição do torneio, a seleção polonesa havia vencido os dois últimos duelos entre eles.

O retrospecto recente dos poloneses da VNL masculina é muito positivo, tendo sido campeão em 2023 e eliminando o Brasil nas duas últimas edições, na fase de quartas de final. Na disputa de terceiro lugar em 2019, os europeus também levaram a melhor. Ou seja, tem sido uma ‘pedra no sapato’ do nosso time. A seleção brasileira, por sua vez, também já venceu o torneio, mas em 2021.

Chaveamento da fase final da Liga das Nações

Além de Brasil, China, Japão e Polônia, ainda tivemos Itália, Cuba, França e Eslováquia avançando de fase. Com dois títulos, a França é maior campeã do torneio masculino, sendo, inclusivo, o atual vencedor. Os brasileiros e poloneses buscam o segundo título para se igualar no topo dos maiores campeões. As partidas de quartas de final acontecem nos dia 30 e 31 de julho, com as “quartas de final 1” enfrentando as “quartas de final 2” na semifinal. Veja abaixo os jogos:

PUBLICIDADE
  • Quartas de final 1: Brasil x China – 30/07 às 8h (de Brasília)
  • Quartas de final 2: Japão x Polônia – 31/07 às 8h (de Brasília)
  • Quartas de final 3: Itália x Cuba – 30/07 às 4h (de Brasília)
  • Quartas de final 4: França x Eslováquia – 31/07 às 4h (de Brasília)
Better Collective