Home Vôlei Na semifinal da VNL, Brasil tenta superar maior pontuadora e ‘fantasma’ do ano passado

Na semifinal da VNL, Brasil tenta superar maior pontuadora e ‘fantasma’ do ano passado

Seleção brasileira caiu na última edição da Liga das Nações de Vôlei Feminino na semifinal para as japonesas, em duelo que irá se repetir

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Na semifinal da VNL, Brasil tenta superar maior pontuadora e ‘fantasma’ do ano passado

Brasil x Japão pela VNL do ano passado (Divulgação/CBV)

A seleção brasileira feminina de vôlei venceu a Alemanha com autoridade e avançou à semifinal da Liga das Nações (VNL), pelo segundo ano consecutivo, A única vez que o Brasil não esteve entre os quatro melhores desta competição foi em 2023, quando caiu nas quartas de final para a China. Porém, a nossa seleção nunca conquistou o título.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No ano passado, perdeu na semifinal para o Japão, justamente o adversário da atual edição. Curiosamente, a semifinal da VNL deste ano será idêntica ao do ano passado, com Brasil x Japão e Itália x Polônia. Na ocasião, as japonesas e italianas avançaram à decisão, com a seleção italiana ficando com o ouro.

Brasil x Japão em 2024

No ano passado, o Brasil estava disposto a superar 2023, que foi a pior campanha da sua história na Liga das Nações. Então, terminou em primeiro na classificação geral, com 100% de aproveitamento. Nas quartas de final, passou fácil pela Tailândia, por 3 a 0. Na semifinal, porém, cruzou com o Japão e até fez um bom jogo, mas perdeu no tie-break por 3 a 2.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Já o Japão, não tinha feito uma grande primeira fase, avançando apenas em 5° lugar, campanha pior do que a atual. No mata-mata, a seleção cresceu e chegou à grande decisão. Nas quartas de final, passou pela China por 3 a 0, além de eliminar o Brasil posteriormente. Na final, então, perdeu para a Itália por 3 a 1.

Maior pontuadora da VNL

Além de Brasil e Japão, a Liga das Nações de Vôlei Feminino ainda tem Itália e Polônia na disputa pelo ouro. E, entre as quatro seleções remanescentes, uma atleta japonesa é quem detém a maior pontuação. A ponteira Yukiko Wada soma 195 pontos no torneio e lidera o quesito entre as jogadoras que ainda estão na competição.

No geral, entre todas as seleções, Wada aparece como a sétima maior pontuadora. A chinesa Wu Mj é quem lidera o quesito, com 255 pontos. No top-10 geral, porém, o Japão emplaca outras duas jogadoras, com Yoshino (192) e Ishikawa (185) tendo destaque. Na seleção brasileira, a maior pontuadora é Ana Cristina, com 167 pontos. Porém, ela se lesionou e não disputa mais a competição. Veja o top-10 geral:

PUBLICIDADE
  1. Wu Mj (China – eliminada nas quartas de final) – 255 pontos
  2. Ndiaye (França – eliminada na primeira fase) – 233 pontos
  3. Zhuang YS (China – eliminada nas quartas de final) – 225 pontos
  4. B. Martinez (República Dominicana – eliminada na primeira fase) – 216 pontos
  5. Alsmeier (Alemanha – eliminada nas quartas de final) – 204 pontos
  6. Gaila (República Dominicana – eliminada na primeira fase) – 201 pontos
  7. Wada (Japão) – 195 pontos
  8. Yoshino (Japão) – 192 pontos
  9. Egonu (Itália) – 191 pontos
  10. Ishikawa (Japão) – 185 pontos
Better Collective