Jogadores do Cruzeiro antes de duelo contra o Fluminense (Créditos: Wagner Meier/Getty Images)
Walter Casagrande está convicto de que o Cruzeiro pode colher ‘bons frutos’ na temporada 2025, principalmente no Brasileirão Série A. Em texto publicado no UOL Esporte nesta sexta-feira (18), ele repercutiu o triunfo do time celeste sobre o Fluminense, ocorrido ontem (17), em pleno Maracanã, e elencou a Raposa responsável por praticar um futebol vistoso e que encanta.
No entendimento dele, boa parte da boa fase celeste se deve ao técnico Leonardo Jardim, que conseguiu colocar a equipe no eixo, após turbulências nos bastidores, envolvendo inclusive a polêmica com o atacante Dudu, onde teve respaldo do dono da SAF, Pedro Lourenço, contornando um cenário delicado, que culminou na saída do camisa 7.
“Se tem um time que está jogando um futebol gostoso de ver no Campeonato Brasileiro neste momento, esse time é o Cruzeiro. Leonardo Jardim tem muito mérito nessa mudança de rumo que a equipe mineira tomou, porque pegou o time em crise de relacionamento, sem comando e jogando muito mal”, iniciou Casagrande.
Outro ponto elencado por Casão foi a retomada do bom futebol do meio-campista Matheus Pereira, que depois de um período de oscilação, conseguiu resgatar a boa fase, agora tendo ao seu lado o protagonista Kaio Jorge, artilheiro da equipe na disputa do Brasileirão, autor de quatro gols nos dois últimos jogos do certame. Para o comentarista, a dupla tem sido um terror das defesas adversárias, e se completa no alto nível técnico.
Casagrande exalta retrospecto nos confrontos diretos
Por fim, Casagrande encerrou o texto opinativo pontuando que o Cruzeiro se coloca como um forte postulante ao título da Série A pelo histórico em duelos contra adversários que são concorrentes no pleito pelo topo da tabela. Do top-5 do Brasileirão, a Raposa só foi derrotada pelo Red Bull Bragantino, tendo acumulado vitórias sobre Bahia, Flamengo e Palmeiras.
No cenário de momento, o time mineiro aparece com 30 pontos e lidera o certame nacional após 14 rodadas disputadas. Apesar disso, o Flamengo possui um jogo pendente na tabela (duelo contra o lanterna Sport), podendo assim recuperar o posto que ostentava desde a pausa da competição para a disputa do Mundial de Clubes.
E as chances no Brasileirão?
De acordo com dados do Departamento de Matemática da UFMG, o Cruzeiro figura com 31,4% de probabilidade de título na Série A. O estudo leva em consideração o cenário atual de tabela, jogos restantes e retrospecto recente para com os oponentes que o clube ainda irá enfrentar. O Flamengo é o segundo da lista, com 19,2%, seguido do Bahia, com 11,9%.
Depois de superar o Fluminense fora de casa, o Cruzeiro volta a campo no próximo domingo (20), às 16h (de Brasília), quando recebe o ameaçado Juventude, no Mineirão. Antes de medir forças contra o CRB, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o time celeste ainda enfrentará pela Série A o Corinthians (dia 23) e o Ceará (dia 27).

