Marcelo Marques, empresário, desiste da presidência do Grêmio (Foto: Reprodução/YouTube)
Na noite da última sexta-feira (11), um movimento do empresário Marcelo Marques emocionou os torcedores do Grêmio. O pré-candidato à presidência do Tricolor Gaúcho anunciou, em suas redes sociais, a compra dos direitos da gestão da Arena do Grêmio por R$ 50 milhões. Além disso, também desembolsará mais R$ 80 milhões para adquirir os créditos da dívida com o fundo Revee, responsável pela construção do estádio inaugurado em 2012.
Mas quem é Marcelo Marques, que está tão em evidência entre os gremistas? O fundador, presidente e CEO da Marquespan tem 48 anos e pela primeira vez manifestou a intenção de participar diretamente do futebol do Imortal ao se candidatar na eleição prevista para novembro, quando o Brasileirão Série A estará na reta final.
Marcelo Marques foi fundamental na contratação de Luis Suárez
Ao lado do irmão Claudiomar Marques, o empresário criou a Marquespan em 1999 na cidade de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Inicialmente, se tratava de uma pequena fábrica que fornecia pães franceses para pequenos mercados e mercearias da região.
Com o tempo, a empresa iria se expandir pelo Brasil através de oito unidades fabris, se tornando responsável pela distribuição de cerca de 16 milhões de pães por dia e atendendo a 20 mil clientes, segundo informações do site oficial da Marquespan.
Nos últimos anos, a empresa de Marcelo Marques vem mais ativa no futebol, patrocinando clubes como Grêmio e Internacional, além de divulgar a marca nos principais programas esportivos da mídia do Rio Grande do Sul. O CEO da empresa de ramo alimentício ainda foi um dos responsáveis pela contratação de Luis Suárez, que defendeu o Tricolor Gaúcho em 2023.
Compra da Arena mudou panorama da eleição do Grêmio
Com o desejo do empresário de disputar as eleições do Grêmio visando o triênio 2026-2028, a Marquespan retirou sua estampa nas costas da camisa do Internacional em junho. Marcelo Marques criou o movimento “O Grêmio é Nosso”, se mostrando contrário à implantação da SAF no clube.
Com o anúncio da compra da gestão da Arena, Paulo Caleffi anunciou no último sábado (12) a retirada da sua candidatura à presidência do Grêmio. Já Gladimir Chiele também deve desistir do pleito. Porém, Denis Abrahão e Sérgio Canozzi manterão as suas pré-candidaturas, apesar do favoritismo de Marcelo Marques. Segundo GZH, o dono da Marquespan irá doar a Arena do Grêmio ao seu clube de coração. A transição do clube com a Arena Porto-Alegrense, atual gestora do local, deverá ser concluída até o fim do ano.

