Rubro-Negro e Galo tem partida importante neste domingo pelo Brasileirão (Foto: Pedro Souza / Atlético)
Neste domingo, a rodada do Brasileirão Série A será encerrada com o confronto entre Flamengo e Atlético-MG, no Maracanã. A partida também será a primeira de uma ‘melhor de três’ entre os dois tmes, que também envolve as partidas das oitavas de final da Copa do Brasil.
E, meio a mais um jogo de uma rivalidade que tem sido marcada por jogos decisivos e polêmicos, o confronto deste final de semana também pode servir para os dois times obterem um objetivo em especial: o desempate no confronto direto entre as duas equipes na competiçãp desde que esta passou a ter a nomenclatura atual, em 1971.
Histórico dos jogos
No registro do GE, o confronto entre Flamengo x Atlético-MG registra desde aquele ano 74 partidas. As duas equipes tem, cada uma, 29 vitórias nos jogos entre si no Brasleirão. O que faz com que, se houver um vencedor na partida da noite deste domigo, este assuma a liderança do retrospecto geral entre os dois times na competição.
Além disso, atleticanos e flamenguistas tiveram 16 empates entre eles. No número de gols, a liderança é do Galo, que anotou nestes 74 jogos entre eles cerca de 106 gols. Do lado rubro-negro, são 91 tenfos anotados nas partidas desde 1971, o que deixará a artilharia ainda muito favorável aos mineiros após a partida deste domingo.
Decisões e polêmicas
O primeiro confronto entre Flamengo e Atlético-MG no Brasleirão ‘atual’ aconteceu em 21 de agosto de 1971. No Maracanã, o Galo venceu o Fla pelo placar de 1 a 0, gol marcado por Lola. Uma Série A inesquecível para o torcedor atleticano, que comemorou o título da competição superando São Paulo e Botafgoo em um triangular, enquanto os cariocas ficaram ainda na primeira fase.
Os dois clubes tiveram confrontos históricos e polêmicos no decorrer destas 74 partidas, talvez o principal deles a final do Brasileirão de 1980, o primeiro conquistado pelo Rubro-Negro. Naquele jogo, o Galo venceu o jogo de ida por 1 a 0, mas na volta, o Flamengo deu o troco e venceu por 3 a 2. A arbitragem do duelo decisivo, esta de José de Assis Aragão, ainda hoje é muito contestada pelo torcedor atleticano, por ter expulsado três jogadores do time mineiro (Reinaldo, Chicão e Palhinha), além de anular o que seria o gol da virada alvinegra, em um lance considerado legal.
Outro duelo importante entre os dois times foram as semifinais da Copa União de 1987. Nos dois jogos, o Rubro-Negro prevaleceu sobre o Galo, vencendo a partida de ida por 1 a 0 em casa e a volta por 3 a 2 no Mineirão, com os cariocas indo à decisão contra o Internacional e conquistando o título do chamado Módulo Verde.
No Brasileirão 2024, o Flamengo venceu fora de casa no primeiro turno pelo placar de 4 a 2, com grande desempenho de Hulk e Bruno Henrique, cada um marcando duas vezes para seus respectivos times. No returno, empate sem gols.

