Home Futebol Copa do Mundo de 2026 tem 13 seleções classificadas até agora; Brasil já garantiu vaga na competição

Copa do Mundo de 2026 tem 13 seleções classificadas até agora; Brasil já garantiu vaga na competição

Federação Asiática promove repescagem para descobrir últimos dois classificados do continente; na Europa ainda não há vagas definidas

Por João Vitor Xavier em 18/07/2025 14:22 - Atualizado há 5 meses

Brasil está classificado para a Copa de 2026 (Foto: @rafaelribeirorio I CBF)

Há menos de uma semana do fim do Mundial de Clubes, a Copa do Mundo de 2026 volta a ser o centro das atenções da FIFA. No ano que vem, pela primeira vez serão 48 seleções disputando a fase final do maior torneio do futebol mundial. O Brasil é um de 13 países já confirmados para participação na competição, que acontecerá em três países pela primeira vez: Estados Unidos, Canadá e México.

Com isso, os três anfitriões já têm vaga garantida na Copa do Mundo e não precisaram passar pelas Eliminatórias da CONCACAF. A expectativa, portanto, é que as três vagas da entidade norte-americana seja preenchida por nações com pouca tradição no futebol.

As 13 seleções mencionadas representam quatro confederações. Pela Conmebol, Brasil, Argentina e Colômbia já se garantiram. Na AFC (Ásia), se classificaram Japão, Irã, Coreia do Sul, Jordânia, Uzbequistão e Austrália (sim, a Austrália está na Oceania mas representa a AFC). Os anfitriões já mencionados representam a CONCAF, enquanto a Nova Zelândia irá à Copa de 2026 como membro da OFC (Oceania).

Brasil e Argentina lideram restante dos classificados

Os rivais Brasil e Argentina são, por enquanto, os únicos campeões do mundo já classificados para a Copa de 2026. Atual campeã, a seleção albiceleste faz campanha quase perfeita nas Eliminatórias da Conmebol, consequentemente classificando-se sem dificuldades.

Na última rodada, o Brasil do técnico Carlo Ancelotti venceu o Paraguai e se juntou aos hermanos e à seleção da Colômbia como os três primeiros representantes sul-americanos em 2026. Agora, o italiano se prepara para os jogos contra Chile e Bolívia, quando poderá fazer testes visando a Copa do ano que vem.

Ásia define últimos representantes

A AFC (Confederação Asiática de Futebol) já tem seis classificados para a Copa de 2026. Na última quinta-feira, outras seis seleções foram sorteadas em dois grupos de três, com o campeão de cada grupo garantindo as duas vagas diretas finais. Qatar, Emirados Árabes Unidos e Omã estão no Grupo A, enquanto Arábia Saudita, Iraque e Indonésia integram o Grupo B.

Porém, os dois vices de cada grupo se enfrentarão em um playoff de ida e volta, com o vencedor do confronto tendo direito a representar a Ásia na repescagem da Fifa.

Exit mobile version