Stephen Curry e Kobe Bryant, lendas da NBA. Foto: Jeff Gross/Getty Images)
Um recente debate começou a ganhar força na NBA entre fãs e mídia especializada. A discussão de quem é maior entre Stephen Curry e Kobe Bryant está em evidência e gera divergências de opiniões, especialmente após o site Bleacher Report divulgar uma lista com o ex-Los Angeles Lakers fora do top-10 e atrás do armador do Golden State Warriors.
Dwyane Wade, tricampeão da NBA com o Miami Heat, saiu em defesa do ex-camisa 24: “Se vocês quiserem perguntar pra nós, jogadores que enfrentaram o Kobe, todos nós vamos colocá-lo no top-3 (entre os maiores da história). Mas por que eu deveria discutir com alguém que nunca jogou contra ele e que o coloca em 11º?”, disparou o ex-jogador, em declaração no seu podcast “WyNetwork”.
Falecido em 2019 em um trágico acidente de helicóptero nos Estados Unidos, o “Black Mamba” é referência para atual geração e é idolatrado por diversas estrelas da NBA, como por exemplo Jayson Tatum, o ala campeão em 2023/24 com o Boston Celtics.
Lista polêmica da NBA
Um ranking com os maiores da história da liga nunca terá unanimidade. Com Michael Jordan em primeiro e LeBron James em segundo, a lista teve como maior debate Curry x Kobe; veja o top-15:
- Michael Jordan
- LeBron James
- Kareem Abdul-Jabbar
- Magic Johnson
- Bill Russell
- Shaquille O’Neal
- Tim Duncan
- Larry Bird
- Wilt Chamberlain
- Stephen Curry
- Kobe Bryant
- Hakeem Olajuwon
- Kevin Durant
- Oscar Robertson
- Jerry West
O camisa 30 venceu quatro títulos da NBA com o Warriors, foi eleito duas vezes MVP da temporada regular (uma de forma unânime) e possui um MVP das finais, além de ser considerado o melhor arremessador da história. Já Bryant conquistou cinco taças com Lakers, um prêmio de MVP e dois das finais, tendo como mérito também o fato de ser o quarto maior cestinha em todos os tempos.
Curry fala sobre “trash talk” com Kobe Bryant
Quando ainda era apenas um garoto, o armador ousou provocar um jogador que já era uma lenda da NBA naquela época. Em entrevista ao “360 With Speedy”, o craque de Golden State relembrou um momento que aconteceu em 2010, nos seus primeiros passos na liga profissional:
“Lakers estava ganhando no fim do jogo, e nós começamos a fazer falta. Kobe foi pra linha do lance livre, eu passei por ele e falei: ‘Tá nervoso?'”, revelou Curry, que completou sobre a partida em que saiu derrotado de quadra: “O olhar que ele me deu ficou gravado na minha cabeça. Eu era um novato falando com ele”, destacou.

