Deco fala sobre passagem de Vitor Roque no Barcelona: “Nos precipitamos na vinda dele”
Diretor de futebol do clube espanhol explicou o que pode ter atrapalhado o centroavante brasileiro
Vitor Roque com a camisa do Palmeiras - Foto: Cesar Greco/Divulgação
A curta passagem do centroavante Vitor Roque com a camisa do Barcelona foi novamente avaliada pelo diretor esportivo do clube, o ex-meia brasileiro naturalizado português, Deco. Para o antigo jogador, houve uma “precipitação” por parte da direção espanhola em promover a chegada do jovem em janeiro de 2024, em um contexto que não favoreceria o seu desenvolvimento na época.
Deco entende que se Vitor Roque tivesse chegado ao Barcelona na atual temporada, diante de mudanças importantes que o clube fez em profissionais do staff do dia a dia, a história do jogador na Espanha poderia ter sido bem outra e muito maior:
“Eu tive muita pena. Acho que a gente se precipitou na vinda dele. Ele veio em janeiro, pois o Xavi pediu para ele vir. Decidimos antecipar. Para mim, ele teve azar, pois vir em janeiro é difícil acho para caramba. Se ele tivesse vindo nessa temporada, com preparadores físicos novos que contratamos, ele teria mais sorte”, falou Deco, que acrescentou e ainda citou Estêvão em entrevista dada para a Romário TV:
“Ficou difícil para ele assimilar o peso do Barcelona e a pressão que existe aqui. Mas não duvido da qualidade dele, não. Ele foi para o Palmeiras e pode recuperar a confiança com o Abel. Torço por ele. Dos outros que são diferentes, eu vejo o Estêvão, que tem tudo para desenvolver o nível bem alto”.
A trajetória de Vitor Roque até vir ao Palmeiras
Depois de surgir no Cruzeiro, ganhar muito destaque no Athletico e não conseguir deslanchar no Barcelona, onde não ficou satisfeito pela falta de mais minutos em campo, Vitor Roque topou ir ao Real Betis por empréstimo ainda durante a temporada de 2024. Sua ideia era exatamente essa: ganhar mais oportunidades, mostrar potencial e, quem sabe, retornar ao Barça para ser mais aproveitado.
Mas, no primeiro semestre de 2025, Roque disse “sim” à lucrativa oferta do Palmeiras, que fez com ele a maior compra de toda a sua história. Os valores ficaram na casa de aproximadamente 25 milhões de euros, superando outras contratações do porte de Paulinho, Miguel Borja, Facundo Torres e também Mauricio.
Atacante decepciona no Mundial
Até pelo tamanho da contratação e pelo esforço financeiro feito pela direção em tê-lo no elenco, Vitor Roque era uma das grandes esperanças do Palmeiras na recente disputa do Mundial de Clubes. Mas, sem gols do centroavante em toda a campanha, o time paulista parou nas quartas de final em derrota de 2×1 para o finalista Chelsea.
De volta ao Brasil, o Palmeiras pensa agora na retomada da temporada, sendo atualmente o 4° do Brasileirão com 22 pontos. Nas oitavas de final da Libertadores, o rival será o Universitario, enquanto que, na mesma fase da Copa do Brasil, haverá clássico contra o Corinthians.

