Home Futebol Denis Abrahão, pré-candidato à presidência, revela ser contra à SAF no Grêmio: “Entregar o Grêmio para ninguém”

Denis Abrahão, pré-candidato à presidência, revela ser contra à SAF no Grêmio: “Entregar o Grêmio para ninguém”

Em entrevista exclusiva, Denis Abrahão fala sobre suas propostas para o Grêmio e se posiciona contra a SAF, preferindo outras alternativas de gestão

Joao Victor Viana
Colaborador do Torcedores
Denis Abrahão, pré-candidato à presidência, revela ser contra à SAF no Grêmio: “Entregar o Grêmio para ninguém”

Denis Abrahão, pré-candidato à presidência do Grêmio (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Aos poucos, o torcedor do Grêmio vai conhecendo quem serão os candidatos à presidência na nova eleição que definirá o comandante do clube para o próximo triênio. Um deles, ainda na condição de pré-candidato, é um velho conhecido da torcida, Denis Abrahão, que já trabalhou no clube como vice-presidente de futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nesta sexta-feira (4), Denis Abrahão concedeu uma entrevista exclusiva ao Grupo RBS para falar sobre suas propostas e projetos, caso venha a ser eleito presidente do Grêmio. Entre os diversos temas abordados, a SAF (Sociedade Anônima do Futebol) foi um dos principais. O pré-candidato afirmou que prefere outras alternativas para a gestão do clube.

Denis Abrahão diz que não quer “entregar” o Grêmio

A SAF é um assunto que sempre gera polêmica no debate esportivo. Há exemplos bons e ruins para serem usados, e isso faz com que os dois lados da história tenham argumentos para discutir sobre o assunto. Perguntado sobre tornar o Grêmio um clube-empresa, Denis Abrahão não se mostrou adepto a ideia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Se eu sou a favor de SAF? Eu não gostaria de entregar o Grêmio para ninguém. O Grêmio eventualmente pode ser SAF, mas não assim vendendo 90% todo o controle acionário. Existem outros modelos que estão sendo estudados: hold financeira, fundo de investimento, investidores individuais”, disse Abrahão.

Pré-candidato diz que existem outras alternativas

Ainda argumentando para falar sobre o tema, Abrahão disse que o Grêmio pode usar a sua torcida para trazer renda, o que diminuiria a necessidade de uma SAF, inclusive utilizando uma estratégia do Flamengo como exemplo positivo.

“Se tu casar com criatividade a torcida e os teus objetivos, tu consegues alavancar projetos novos. O Grêmio tem uma televisão. Será que ela não pode ter um outro tipo de perfil de trabalho com a televisão? Tem os games. Os games são explorados para o clube de futebol? Não. O que está escrito na camisa do Flamengo? FlaBet. Por que não pode ter escrito na camisa do Grêmio a GreBet?”, argumentou.

PUBLICIDADE

SAF não é sinônimo de sucesso

Defendendo que a SAF não deve ser o caminho para o Grêmio, Denis Abrahão usou exemplos de insucesso no mercado. “Fui executivo da ISL em 2000. Mas se vive de outra forma hoje. Foi a primeira SAF do país. Mas quem diria que a maior empresa de marcas esportivas do mundo ia quebrar. E aí faz o quê? Quem garante que essa SAF, já tem casos de SAF aí, que o resultado é um fracasso total, né? Fracasso total. Vasco da Gama já está na terceira SAF, eu acho”.

PUBLICIDADE

A base será a “galinha dos ovos de ouro”

Na mesma entrevista, Denis Abrahão criticou a maneira que a gestão atual tem utilizado a base do Grêmio. Segundo o pré-candidato, a base deve ser a grande aposta da gestão. “A minha grande SAF será a categoria de base. Essa é a nossa galinha dos ovos de ouro”, afirmou.

Quase metade da torcida do Grêmio gostaria de uma SAF

Em junho, o Globo Esporte encomendou uma pesquisa ao instituto AtlasIntel com o objetivo de conhecer a opinião dos torcedores sobre a transformação de seus clubes em SAFs. Os participantes tinham três opções de resposta: sim, não ou não sei. Ao final do levantamento, entre os gremistas, 48% responderam sim, 28% escolheram não sei e 25% optaram por não.

Better Collective