Jogadores do Brasil celebram vitória sobre o Paraguai (Créditos: Ricardo Moreira/Getty Images)
A Fifa revelou nesta quinta-feira (10), a atualização do ranking de seleções, levando em consideração os compromissos dos últimos jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo e o desfecho da Liga das Nações, que teve Portugal se sagrando vencedor mais uma vez, superando a Espanha na disputa das penalidades. Em alta, a Argentina segue no topo, com 1.886,36 pontos, mas agora tem uma ‘perseguição’ mais contundente da Espanha (1.867,09 pontos).
A principal alteração no top-10 é justamente envolvendo os lusitanos. Antes ocupante da sétima colocação, o escrete liderado por Cristiano Ronaldo agora é o sexto, com 1.770,53 pontos, desbancando a Holanda, que mesmo tendo emplacado duas vitórias na janela de junho, foi superada, tendo em vista o índice de pontuação diferente, por conta do título de Portugal.
A seleção brasileira, por sua vez, permanece fora do top-3 , figurando na quinta posição, com 1.777,69 pontos, um aumento de 1,66 em relação à última lista divulgada pela entidade.
Fifa detalha ranking
Em seu site oficial, a Fifa detalhou o posicionamento das seleções. No top-10, além da troca de posições entre Portugal e Holanda, a Alemanha acabou subindo para o nono lugar, enquanto a Croácia agora ocupa a 10ª posição. A dupla superou a Itália, que agora é 11ª. O Uruguai foi outra tradicional seleção que caiu drasticamente, despencando do 13º para o 16º lugar.
Na contramão deste cenário, a Costa Rica foi responsável pela maior ascensão do ranking da Fifa, pulando do 54º lugar para o 40º posto, com 14 posições conquistadas, após chegar até às quartas de final da Copa Ouro, onde foi superada pelos Estados Unidos.
Quando a seleção brasileira joga novamente?
Depois de carimbar o passaporte para a próxima edição de Copa do Mundo de forma antecipada, a seleção brasileira volta aos gramados em setembro, para os dois últimos compromissos na disputa das Eliminatórias, encarando Chile e Bolívia, nos dias 4 a 9. No momento, o escrete comandado por Carlo Ancelotti ocupa a terceira posição na tabela, com 25 pontos, estando a dez tentos da líder Argentina.
Depois destes dois jogos, o escrete canarinho ainda vai realizar duelos em mais duas datas programadas pela Fifa, nos meses de outubro e novembro. Os adversários dos duelos amistosos, no entanto, ainda não foram confirmados pela CBF. As partidas servirão de preparação visando a Copa do Mundo, programada entre os meses de junho e julho do próximo ano.

