Home Futebol Fluminense, Flamengo, Botafogo e mais: 5 times que terminaram o Mundial de Clubes da Fifa em alta

Fluminense, Flamengo, Botafogo e mais: 5 times que terminaram o Mundial de Clubes da Fifa em alta

Torcedores.com lista equipes que se superaram ao longo do torneio organizado pela Fifa e ‘peitaram’ adversários economicamente mais poderosos

Por Eder Bahúte em 12/07/2025 08:03 - Atualizado há 5 meses

Jogadores do Fluminense no Mundial - Foto: Buda Mendes/Getty Images

Prestes a conhecermos o campeão da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes, duelo marcado para o domingo (13) no embate entre PSG x Chelsea, o Torcedores.com reuniu uma lista com cinco times que fizeram bonito no torneio organizado pela Fifa. A relação inclui aqueles que já se despediram e outro que ainda está vivo e com chances de conquistar o título internacional.

A começar pelos Blues, finalista que terá a indigesta missão de parar o Paris Saint-Germain, atual campeão da Champions League. Para muitos, os comandados de Enzo Maresca estão longe de pertencer ao grupo dos gigantes do futebol europeu e, assim, não eram tidos como favoritos a chegar até a grande decisão. A fase de grupos mostrava uma equipe inglesa que não transmitia para o público um interesse grande pela competição.

Entretanto, a partir do mata-mata, a chave parece ter virado. Mesmo não sendo vistoso tecnicamente, o Chelsea confirmou a superioridade sobre o Benfica ao vencer por 4 a 1 nas oitavas de final. Na etapa seguinte, um novo encontro com o Palmeiras e vitória por 2 a 1. Depois, um Fluminense motivado com John Arias e cia brilhando. Foi aí que o poder financeiro foi colocado em prova. João Pedro, contratado a peso de ouro durante o Mundial, anotou dois golaços contra o Tricolor das Laranjeiras.

Fluminense recupera credibilidade do futebol brasileiro

O Fluminense, inclusive, surpreendeu boa parte da mídia esportiva. Antes do início do torneio, muitos imaginavam que o time comandado por Renato Gaúcho alcançaria no máximo se classificar na fase de grupos, mas que seria superado logo nas oitavas. Em campo, porém, o que se viu foi uma equipe aguerrida e disposta a fazer história. Como fez. Os cariocas ficaram muito perto de disputar o título.

Com o goleiro Fábio, nos seus incríveis 44 anos e em plena forma, e Jhon Arias desfilando todo seu talento técnico, o Flu encarou de igual para igual o Borussia Dortmund e despachou a Inter de Milão e o Al-Hilal, que havia eliminado o Manchester City na etapa anterior.

“Eu acho que a credibilidade voltou bastante forte para o futebol brasileiro. Pelas grandes equipes, tanto o Flamengo, o Botafogo e o Palmeiras. Agora, o Fluminense chegando à semifinal”, analisou Renato Gaúcho.

O Flamengo, citado por Renato, também deixou uma boa impressão neste Mundial de Clubes. A vitória maiúscula sobre o Chelsea, por 3 a 1, deixou torcedores bastante empolgados para o restante da competição. Entretanto, muitos erros diante do Bayern de Munique custaram caro aos comandados de Filipe Luís.

Malo Gusto, lateral dos Blues, se mostrou surpreendido com o nível das equipes brasileiras e acredita que o Rubro-Negro foi aquele que mais deu trabalho.

“Nós fomos um pouco surpreendidos por eles na primeira partida. Mas o Palmeiras também foi bom. Fluminense também. Eles têm muitos bons times, com certeza. Os brasileiros têm muitos talentos, jogam bem como time, mostram o desejo de ganhar. Eu acho que é o que os brasileiros têm. Eles foram muito bons neste campeonato”, elogiou.

Botafogo derrubou o PSG

No confronto entre o campeão da Libertadores contra o atual vencedor da Champions League, o Glorioso, até então dirigido por Renato Paiva, impactou o mundo ao vencer por 1 a 0. Com gol de Igor Jesus, o time carioca surpreendeu os franceses na segunda rodada.

É verdade que o Fogão dali em diante não se encontrou mais. Foi derrotado pelo Atlético de Madrid e adotou uma postura extremamente defensiva nas oitavas de final com o Palmeiras. Aquele revés deixou John Textor bastante irritado, decidindo assim pela demissão de Paiva.

“Ele é um treinador posicional, muito bom em educar os jogadores, e os torcedores ficaram irritados com a forma como jogamos.” Deveríamos ter vencido o Atlético de Madrid e o Palmeiras, somos melhores do que o Palmeiras. Ele quebrou os princípios dele”, afirmou o empresário.

Por fim, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, que empatou com o Real Madrid na fase de grupos e despachou o poderoso Manchester City nas oitavas de final. De virada, o time de Simone Inzaghi derrotou os ingleses por 4 a 3.

Exit mobile version