Piastri ultrapassa Norris e vence corrida principal do GP da Bélgica na Fórmula 1; Bortoleto é 9° e Hamilton escala grid
Australiano deixou o britânico para trás durante a relargada e aumentou a liderança sobre o companheiro de equipe, na luta pelo título da F1
Oscar Piastri e Lando Norris no GP da Bélgica de Fórmula 1 (foto: Alex Bieres de Haan/Getty Imagens)
Oscar Piastri venceu a corrida principal do Grande Prêmio da Bélgica neste domingo (27), no circuito de Spa-Francorchamps. O atual líder da Fórmula 1 ultrapassou o companheiro de equipe e segundo colocado, Lando Norris, durante a relargada e não saiu mais da primeira posição. Charles Leclerc completa o pódio.
Lewis Hamilton fez uma prova de recuperação. O competidor da Ferrari largou no fim do grid e ultrapassou vários rivais para terminar a corrida em 7° lugar. Gabriel Bortoleto também pontuou. O brasileiro ficou na 9ª posição. O restante do top-10 é formado por Max Verstappen, George Russell, Alex Albon, Liam Lawson e Pierre Gasly.
Resumo do GP da Bélgica
A largada da corrida foi adiada. A direção de provas acionou a bandeira vermelha. A pista estava muito encharcada pela chuva que prejudicou a visibilidade dos pilotos. Mais cedo, a condição climática obrigou o cancelamento da corrida principal da Fórmula 3.
Os pilotos voltaram ao circuito quase às 11h30 (horário de Brasília), ou seja, uma hora e meia após o horário inicialmente marcado para o início da prova. Os competidores aceleraram para valer a partir da volta 5.
Oscar Piastri ultrapassou o companheiro de equipe, Lando Norris, e se tornou o novo líder poucas curvas após a relargada. George Russell deixou Alex Albon para trás e assumiu a 5ª posição. Lewis Hamilton fez uma prova de recuperação e terminou na zona de pontuação.
O uso da asa móvel foi permitido a partir da volta 13. Gabriel Bortoleto foi atendido. O brasileiro cobrou que a Sauber ordenasse que o companheiro de equipe, Nico Hulkenberg cedesse posição com o objetivo de atacar outros rivais.
Resultado da prova de Fórmula 1
- Oscar Piastri (McLaren)
- Lando Norris (McLaren)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Max Verstappen (Red Bull Racing)
- George Russell (Mercedes)
- Alex Albon (Williams)
- Lewis Hamilton (Mercedes)
- Liam Lawson (Racing Bulls)
- Gabriel Bortoleto (Kick Sauber)
- Pierre Gasly (Alpine)
- Oliver Bearman (Haas)
- Nico Hulkenberg (Kick Sauber)
- Yuki Tsunoda (Red Bull Racing)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Esteban Ocon (Haas)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Carlos Sainz (Williams)
- Franco Colapinto (Alpine)
- Isack Hadjar (Racing Bulls)

