Fortaleza e Bahia empatam por 1 a 1 em jogo marcado por confusão e polêmicas do VAR
O resultado não beneficiou ninguém, já que o FEC está na 19ª colocação e o Tricolor Baiano terá que secar Palmeiras e Botafogo para ficar no G4
Jogadores de Bahia e Fortaleza disputam bola no clássico. (Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia)
Neste sábado (19), o Fortaleza recebeu o Bahia no clássico nordestino da 15ª rodada do Brasileirão. Assim, as equipes empataram por 1 a 1 na Arena Castelão, com gols de Marinho e Rodrigo Nestor. A partida teve confusão e lances polêmicos de VAR.
Com o empate, o Fortaleza segue na zona de rebaixamento, na 19ª e penúltima colocação do Brasileirão 2025, com 11 pontos. Enquanto isso, o Bahia segue no 4º lugar com 25 pontos, e seca Palmeiras e Botafogo para continuar no G4 do campeonato.
Marinho faz golaço e Fortaleza sai na frente
O primeiro tempo do clássico nordestino teve mais predominância do Bahia no ataque, que até teve uma chance com Lucho Rodríguez. Assim, o uruguaio aproveitou atrapalhada da zaga com o goleiro, mas chutou para fora.
Dessa forma, em uma das chegadas do Fortaleza, em um escanteio, Marcos Felipe afastou mal, e Marinho pegou de primeira para fazer um golaço. A força foi suficiente para que ela pegasse velocidade, mas não subisse muito. Bola no cantinho para fazer 1 a 0 em casa e ir para o intervalo ganhando na estreia de Renato Paiva.
Bahia empata e VAR evita virada
O Bahia voltou ainda melhor que o Fortaleza e criando muitas oportunidades. Assim, o time baiano chegou ao empate, em um cruzamento de Ademir na cabeça de Éverton Ribeiro para fazer 1 a 1. Mas o VAR pegou uma falta na origem do lance de Ramos Mingo em Marinho e anulou o gol. Dessa forma, o jogo continuou em 1 a 0 para o FEC.
No entanto, o Bahia continuou apertando no ataque e chegou ao empate mesmo assim. Em uma jogada de falta, a bola sobrou para Rodrigo Nestor, que chutou forte e fez 1 a 1 para o Tricolor. A bola ainda tocou em Matheus Pereira antes de enganar o goleiro e balançar as redes.
Erick Pulga provoca torcida do Fortaleza e gera confusão
No começo do segundo tempo, o atacante Erick Pulga, do Bahia, provocou torcedores do Fortaleza. Ele fez sinal com as mãos em alusão aos 8 anos que o clube cearense ficou na Série C do Brasileirão. Vale lembrar que o ponta-esquerda tem uma história com o Ceará, arquirrival do Laion. O jogador do time baiano tomou cartão amarelo pelo gesto.
Ficha técnica – Fortaleza 1 x 1 Bahia (Brasileirão 2025)
Data: 19 de julho de 2025 (sábado).
Horário: 16h (Horário de Brasília).
Local: Arena Castelão (Fortaleza – CE).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO).
Cartões amarelos: Diogo Barbosa, Breno Lopes, Lucero, Matheus Pereira, Emmanuel Martínez (Fortaleza), Gilberto, Erick Pulga e Ramos Mingo (Bahia).
Gols: Marinho (Fortaleza) e Rodrigo Nestor (Bahia).
Escalação do Fortaleza: Magrão; Brítez (Mancuso), Kuscevic, Gastón Ávila e Diogo Barbosa; Lucas Sasha, Tomás Pochettino (Emmanuel Martínez) e Matheus Pereira; Marinho (José Herrera), Breno Lopes (Yago Pikachu) e Lucero (Bareiro). Técnico: Renato Paiva.
Escalação do Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rodrigo Nestor) e Jean Lucas (Michel Araújo); Ademir, Erick Pulga (Kayky) e Éverton Ribeiro (Acevedo); Lucho Rodríguez (Cauly). Técnico: Rogério Ceni.

