Gabigol, em apresentação no Cruzeiro (Reprodução)
Sem atuar desde a paralisação do futebol brasileiro durante a disputa da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, Gabigol, centroavante do Cruzeiro, aposta no bom desempenho do clube mineiro nos próximos anos para que a equipe esteja na disputa da próxima edição da competição, marcada para 2029, e que coloca em campo a elite do futebol mundial.
Em entrevista ao Podpah nesta semana, o atacante cruzeirense avaliou o Mundial de Clubes deste ano e destacou os quatro times que considera os maiores do futebol atualmente. No entanto, também indicou que é possível vencê-los, citando o exemplo do saudita Al Hilal, que despachou a equipe de Guardiola nas oitavas de final.
“Acho que tem times ali que realmente são elite. Bayern de Munique, Manchester City, Real Madrid e PSG. Mas você viu: o Al Hilal surpreendeu muito. Para mim, esses quatro times são um pouco acima do restante. Mas acho que o resto dá jogo”, afirmou Gabigol.
Cruzeiro no Mundial de 2029?
Em seguida, o atacante explicou que a Raposa tem um projeto a longo prazo para voltar a ficar entre os grandes do cenário nacional, mas que isso vai ocorrer de forma gradual, com evolução de temporada para temporada. A expectativa é grande e o camisa 9 acredita que em 2029, data da próxima edição da Copa do Mundo de Clubes, o Cruzeiro esteja na disputa.
“Tenho quatro anos de contrato, sei que as coisas vão acontecer. Como falei, é um processo. Não é do dia para a noite que o Cruzeiro vai ganhar todos os campeonatos. Sei que a torcida não tem essa paciência, mas com um projeto longo as coisas vão acontecer. E acho que já tem acontecido. O processo vai levar o Cruzeiro até lá”, concluiu Gabigol.
De acordo com o regulamento atual, seis clubes sul-americanos terão vaga para a disputa da Copa do Mundo de Clubes de 2029, sendo os quatro campeões da Libertadores entre 2025 e 2028, além dos dois melhores times na classificação do ranking da Conmebol. Como o Cruzeiro não tem uma boa posição no destacado ranking, a classificação só deve vir em um eventual título do torneio sul-americano.
Próximo jogo do time celeste
Durante a paralisação para a Copa do Mundo de Clubes da Fifa, a Raposa vai aproveitar para disputar a Vitória Cup, no Espírito Santo, competição amistosa em que terá como adversários dois clubes argentinos. Nesta quinta-feira (3), o duelo será com o Defensa y Justicia, às 20h, e no domingo (6) o rival será o Banfield, às 16h (horários de Brasília).

