
Arrascaeta em ação pelo Flamengo - David Ramos/Getty Images
A transferência de Gerson resultará em duas tarefas imediatas para Filipe Luís. Além de encontrar soluções táticas e técnicas para suprir a ausência do camisa 8, o treinador precisará também definir quem será o mais novo capitão do Flamengo. A princípio, o nome mais cotado para o posto é Arrascaeta, que declinou da ideia antes mesmo da viagem para os Estados Unidos.
Segundo informações do ge.com, o meia foi consultado informalmente nos bastidores, mas sinalizou que não aceitaria naquele momento em respeito ao seu companheiro de time. Vale lembrar que, quando Gabigol ‘perdeu’ o direito de usar a camisa 10, o uruguaio manteve o discurso de que só aceitaria após a saída do atacante.
Ao longo do Mundial de Clubes, Gerson foi mantido por Filipe Luís como capitão do Flamengo. Nas redes sociais, Arrascaeta postou um texto de despedida do volante que acertou sua ida para o Zenit, da Rússia, e o defendeu de ataques que recebeu nas últimas semanas.
“Sinônimo de caráter e profissionalismo. Nosso grupo sabe o quão importante você foi para nossas conquistas e o quanto você colocou esse time acima de tudo. Você ganhou meu respeito e com certeza é um grande ídolo”, escreveu Arrascaeta em seu Instagram.
No segundo semestre, a tendência é que Arrascaeta assuma a braçadeira. Dentro do elenco rubro-negro há outros atletas experientes, mas sem a mesma história rica com títulos que possui no clube como o meio-campista da seleção uruguaia.
Flamengo avalia substituto de Gerson
Em um primeiro momento, Filipe Luís deve utilizar atletas do atual plantel para suprir a ausência de Gerson. Entretanto, o executivo de futebol, José Boto, tem sido duramente cobrado a buscar contratações nesta janela de transferências. Além do dinheiro proveniente da saída do volante, há também valores que foram atingidos no Mundial.
Vale lembrar que Erick Pulgar se lesionou nos Estados Unidos e ficará um período afastado dos gramados. Assim, fica a dúvida a respeito da utilização de Jorginho como primeiro ou segundo homem do meio-campo.
Dupla pode reforçar o clube
O Flamengo está prestes a anunciar as contratações de Jorge Carrascal e Michael Johnston. De olho no Campeonato Brasileiro, além das oitavas de final da Copa do Brasil e Libertadores, a diretoria rubro-negra espera na próxima semana oficializar a chegada destes jogadores.
Por outro lado, há a possibilidade de alguns atletas deixarem o clube. São os casos, por exemplo, do zagueiro Léo Ortiz e do lateral-direito Wesley. Ambos estão valorizados no mercado e estão na mira da Juventus-ITA. A Roma também demonstrou interesse.