Home Futebol Grêmio disputa a Recopa Gaúcha precisando melhorar o setor ofensivo e buscando manter os bons números defensivos

Grêmio disputa a Recopa Gaúcha precisando melhorar o setor ofensivo e buscando manter os bons números defensivos

Tricolor gaúcho tenta vencer o primeiro título no ano e se consolidar como o maior campeão da competição; Mano Menezes tem algumas preocupações

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Grêmio disputa a Recopa Gaúcha precisando melhorar o setor ofensivo e buscando manter os bons números defensivos

Mano Menezes comandando o treino do Tricolor gaúcho (Angelo Pieretti/Grêmio FBPA)

Depois de passar um período de 26 dias sem entrar em campo, o Grêmio retorna hoje (08) aos gramados diante do São José, às 19h30, pela decisão da Recopa Gaúcha. O time comandado por Mano Menezes vai disputar a competição que reúne o campeão Gaúcho e o campeão da Copa FGF de 2024. O Tricolor é o maior campeão da competição, com quatro títulos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Neste período sem jogo, o Grêmio deu folga para os seus atletas, mas também usou 16 dias para treinamentos, visando uma evolução na temporada, que não é das melhores. O Imortal é apenas o 11° colocado do Brasileirão e foi eliminado de forma precoce na Copa do Brasil para o CSA. O momento ruim acabou na demissão do técnico argentino Gustavo Quinteros.

Defesa melhorou com Mano Menezes

O experiente e vitorioso técnico Mano Menezes chegou no Grêmio para substituir Quinteros, comandando o time em 13 partidas até aqui. É um recorte pequeno, mas já é possível ver uma evolução defensiva, sobretudo nos números. Foram 10 gols sofridos neste período, o que da menos de um por jogo, em média.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Se fizemos uma comparação com o trabalho anterior, houve uma melhora muito clara. Nos últimos 13 jogos sob o comando do argentino, o Tricolor havia sofrido 20 gols. Ou seja, o dobro. Sendo assim, um dos objetivos de Mano nesse tempo de treinamento é seguir aprimorando a defesa para manter essa média de menos de um gol sofrido por partida. Além disso, ainda da para melhorar mais esses números.

Setor ofensivo do Grêmio preocupa

Por outro lado, se a defesa teve uma melhora, o time ainda preocupa do meio para frente. O volante Alex Santana foi contratado e pode ganhar a posição de Dodi. Já na parte criativa, o treinador terá a missão de aprimorar esse setor. Ainda há uma dúvida se o meia titular será Cristaldo ou Monsalve, mas a questão parece ser além de nomes e sim de desempenho e ajuste de funções, já que o time tem criado pouco.

Além disso, ainda tem uma preocupação com quem vai colocar a bola na rede. O artilheiro do time na temporada é Braithwaite, com 13 gols. Arezo marcou seis e Cristian Oliveira anotou cinco tentos. Eles concentram 49% dos gols do time no ano. Sendo assim, há uma preocupação para buscar novos goleadores no elenco, não ficando dependendo apenas de três nomes.

PUBLICIDADE

Para este jogo contra o São José, por exemplo, apenas Arezo estará à disposição. Cristian Oliveira é desfalque por conta de um acidente doméstico, enquanto o dinamarquês não vai atuar por conta de uma lesão no tornozelo direito. Quem deve ser titular no ataque é o belga Amuzu, contratação do time para esse ano, que tem apenas um gol em 16 jogos.

PUBLICIDADE
Better Collective