Torcedores do Grêmio na Arena em jogo do Brasileirão (Créditos: Pedro H. Tesch/Getty Images)
Nesta segunda-feira (28), a pesquisa do jornal “O Globo” indicou superioridade do Grêmio em torcida na região Sul do Brasil. Em parceria com o instituto Ipsos-Ipec, a análise colocou o Tricolor Gaúcho em sexto no geral, enquanto o Internacional foi apenas o 11º colocado, logo atrás do Santos de Neymar.
Nas redes sociais, o ‘Imortal’ comemorou a vantagem: “Não é novidade! Mais uma vez, pesquisas apontam: somos a maior torcida do Sul do Brasil”, escreveu o perfil oficial do clube.
Foram entrevistados 2 mil torcedores de 132 cidades de todas as regiões do país. Como de costume, o Flamengo lidera, seguido do Corinthians, Palmeiras, SPFC e Vasco completando o top-5; veja o ranking e a porcentagem de cada clube:
- Flamengo: 21,2%
- Corinthians: 11,9%
- Palmeiras: 6,5%
- São Paulo: 6,4%
- Vasco da Gama: 3,4%
- Grêmio: 3%
- Cruzeiro: 2,3%
- Atlético–MG: 2,3%
- Bahia: 2,2%
- Santos: 2%
- Internacional: 1,7%
- Botafogo: 1,5%
Grêmio soberano no Sul do Brasil
Levando em consideração apenas o Sul, a mesma pesquisa aponta 18,8% de torcedores do Grêmio, contra 10,8% do Inter. No fim do ano passado, o “Datafolha” também fez uma análise com recorte em regiões do Brasil e a ordem ficou assim:
- Grêmio – 23%
- Internacional – 18%
- Corinthians e Flamengo – 9%
- Palmeiras – 5%
- São Paulo – 3%
- Athletico Paranaense e Coritiba – 2%
Por outro lado, o Internacional se orgulha por atingir números históricos em sócio-torcedor. Atualmente, o Colorado soma mais de 150 mil e está atrás somente do Palmeiras em território nacional; o Tricolor tem quase 105 mil e também está bem colocado no ranking.
Agenda dos rivais em 2025
Os dois rivais estão fazendo campanhas ruins no Brasileirão Série A. Considerado um dos favoritos antes do início da competição, a equipe comandada por Roger Machado tem 21 pontos e ocupa a 10ª posição, enquanto o time de Mano Menezes tem 17 e se aproxima da zona de rebaixamento.
O Colorado duela com o Fluminense na quarta-feira (30), pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil, no Beira-Rio. Já o Grêmio, fora de todos os torneios de mata-mata, entra em campo já nesta terça-feira (29), em partida atrasada do Campeonato Brasileiro, em casa, diante o Fortaleza de Renato Paiva.

