Grêmio perde para o Palmeiras, amplia má fase no Brasileirão e torcedores desabafam: “É um pesadelo”
Com gol de Facundo Torres no início do jogo, Palmeiras vence no Allianz e Grêmio segue sem vitórias desde a volta do Campeonato Brasileiro
Facundo Torres e Alex Santana disputam bola no Allianz Parque (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)
O Grêmio segue sem vencer desde a retomada do Campeonato Brasileiro após a pausa para o Mundial de Clubes. Desta vez, foi superado pelo Palmeiras por 1 a 0, na noite deste sábado (26), no Allianz Parque, pela 17ª rodada. O gol da vitória alviverde foi marcado por Facundo Torres, logo no início do primeiro tempo.
Com mais uma derrota, o Grêmio permanece com 17 pontos e segue na 14ª colocação. No entanto, pode cair uma posição caso o Vasco vença o Internacional, no Beira-Rio. O Palmeiras se mantém em 3º lugar, agora com 32 pontos, um a menos que o Flamengo e dois atrás do líder Cruzeiro, que ainda entram em campo neste domingo (27).
Palmeiras abre o placar logo nos primeiros minutos
Com intensidade desde os primeiros minutos, o Palmeiras dominou o Grêmio e abriu o placar logo aos 2 minutos de jogo. Facundo Torres, dentro da grande área, finalizou no ângulo uma jogada bem trabalhada desde a defesa alviverde. O Verdão chegou a ultrapassar os 70% de posse de bola, enquanto o Tricolor apostava nas transições rápidas para tentar levar perigo ao gol adversário.
A melhor chance do Grêmio no primeiro tempo veio aos 21 minutos, com Pavón. Ele avançou em velocidade pela direita, driblou Martínez dentro da área e finalizou com força, mas parou em grande defesa de Weverton. Braithwaite, em cobrança de falta por fora da barreira, teve a segunda boa finalização gremista na primeira etapa, mas também parou no goleiro palmeirense.
Segundo tempo de pouca inspiração
Na saída para o intervalo, o centroavante Braithwaite cobrou os companheiros, afirmando que o time precisava “querer mais para ganhar o jogo”. O Grêmio voltou para o segundo tempo com postura diferente, mais consciente e com maior aproximação entre os jogadores, porém, com pouco poder de fogo e sem levar perigo real ao gol de Weverton.
O Palmeiras, por sua vez, diminuiu a intensidade, e criou a sua melhor oportunidade em uma jogada individual de Vitor Roque, que exigiu boa defesa de Tiago Volpi.
Com as entradas de Aravena e Alysson, Mano Menezes tentou renovar a velocidade pelas pontas, mas a estratégia também não foi suficiente. A verdade é que a segunda etapa foi marcada por pouca emoção. No último lance do jogo, Braithwaite cruzou rasteiro na área, e a bola passou por Edenílson e Jardiel, que não conseguiram alcançar para finalizar.
Torcida se desespera com novo resultado negativo
Mais uma derrota e mais um jogo com desempenho abaixo do esperado revoltaram a torcida do Grêmio. O gol sofrido com menos de três minutos de jogo e, principalmente, a facilidade com que o Palmeiras trocou passes até a finalização, geraram indignação entre os torcedores, que criticaram a postura da equipe nas redes sociais.
A pouca movimentação das equipes no segundo tempo deixou a impressão de um jogo fraco, e as críticas à qualidade da partida repercutiram nas redes sociais. Apesar de um primeiro tempo com mais finalizações a gol, o desempenho geral não foi suficiente para mudar a percepção negativa dos torcedores.
Próximos confrontos
O Grêmio volta a campo na próxima terça-feira (29), às 20h30, quando recebe o Fortaleza na Arena, em partida adiada da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. Já o Palmeiras muda o foco para a Copa do Brasil. Na quarta-feira (30), às 21h30, o Alviverde enfrenta o arquirrival Corinthians, pela partida de ida das oitavas de final.
Ficha técnica – Palmeiras x Grêmio (Brasileirão 2025)
Data: 26 de julho de 2025 (sábado).
Horário: 21h (Horário de Brasília).
Local: Allianz Parque (São Paulo)
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli.
Cartões amarelos: Emiliano Martínez (Palmeiras); Gustavo Martins, Pavón (Grêmio).
Gol: Facundo Torres (Palmeiras).
Escalação do Palmeiras: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Bruno Fuchs, Piquerez; Emiliano Martínez, Lucas Evangelista (Aníbal), Facundo Torres (Riquelme), Maurício (Raphael Veiga); Luighi (Ramón Sosa), Vitor Roque (Flaco López). Técnico: Abel Ferreira
Escalação do Grêmio: Tiago Volpi; Igor Serrote, Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Marlon; Dodi (Jardiel), Alex Santana (Camilo), Riquelme (Edenílson); Cristian Olivera (Aravena), Pavón (Alysson), Braithwaite. Técnico: Mano Menezes

