Borré comemora o gol da vitória contra o Santos no primeiro turno - (Ricardo Duarte / Internacional)
O Brasileirão Série A foi retomado há duas semanas, depois da participação de Fluminense, Palmeiras, Botafogo e Flamengo no Super Mundial de Clubes da Fifa. Desde a volta do Campeonato Brasileiro a partir da 13ª rodada, o Internacional até aqui é a única equipe que venceu todas as partidas que disputou desde então.
O Colorado de Roger Machado passou todo o período da Copa do Mundo de Clubes na zona de rebaixamento, na 17ª colocação com 11 pontos. Com os triunfos diante de Vitória, Ceará e Santos, a equipe saltou na tabela e agora é o 10º lugar somando 20.
Mesmo que o Internacional seja o único time com 100% de aproveitamento no Brasileirão desde o retorno do Mundial, o time gaúcho não é o líder numa classificação levando em consideração os jogos entre a 13ª e a 16ª rodadas. O Alvirrubro realizou três partidas no certame nacional, porém o confronto com o Bahia na Arena Fonte Nova da 14ª rodada foi adiado por conta da participação baiana nos playoffs da Copa Sul-Americana.
Já os dois primeiros colocados Cruzeiro e Flamengo jogaram quatro vezes a partir da rodada realizada no fim-de-semana da decisão vencida pelo Chelsea contra o PSG nos Estados Unidos. A Raposa foi quem mais somou pontos ao conquistar 10, contra nove de Internacional e Flamengo, com os cariocas tendo jogado uma vez mais do que os gaúchos. Na classificação, o time da Gávea levaria a melhor sobre o Colorado por ter feito um gol a mais.
Ao contrário do Internacional, Fluminense perdeu todos os jogos
Em contrapartida, o Fluminense é a maior decepção do Campeonato Brasileiro no pós-Mundial. Depois do Tricolor das Laranjeiras ser o único fora da Europa a chegar às semifinais do torneio da Fifa, o time de Renato Gaúcho perdeu as três partidas que realizou na competição para Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras.
Além dos cariocas, o Atlético-MG também ainda não somou pontos no período, porém atuou apenas duas vezes devido aos compromissos do Galo na Sul-Americana. Coincidentemente, ambos são os únicos representantes do Brasil nas oitavas de final da competição da Conmebol. Diante das muitas partidas atrasadas, somente sete times jogaram quatro vezes desde a retomada depois do Super Mundial.
Classificação do Brasileirão Série A pós-Mundial
- Cruzeiro – 10 pontos em 4 jogos
- Flamengo – 9 pontos em 4 jogos (3 gols de saldo, 5 gols marcados)
- Internacional – 9 pontos em 3 jogos (3 gols de saldo, 4 gols marcados)
- Mirassol – 7 pontos em 3 jogos (5 gols de saldo)
- Botafogo – 7 pontos em 3 jogos (3 gols de saldo)
- Palmeiras – 7 pontos em 3 jogos (2 gols de saldo)
- São Paulo – 7 pontos em 4 jogos (1 gol de saldo)
- Vitória – 5 pontos em 4 jogos
- Bahia – 4 pontos em 2 jogos (1 gol de saldo)
- Red Bull Bragantino – 4 pontos em 4 jogos (-1 gol de saldo)
- Corinthians – 4 pontos em 4 jogos (-2 gols de saldo)
- Santos – 3 pontos em 3 jogos (-3 gols de saldo, 2 gols marcados) *
- Juventude – 3 pontos em 3 jogos (-3 gols de saldo, 2 gols marcados) *
- Ceará – 3 pontos em 4 jogos (-3 gols de saldo)
- Fortaleza – 1 pontos em 2 jogos (-1 gol de saldo)
- Vasco – 1 pontos em 2 jogos (-2 gols de saldo)
- Grêmio – 1 pontos em 2 jogos (-3 gols de saldo, 2 gols marcados) *
- Sport – 1 pontos em 3 jogos (-3 gols de saldo, 2 gols marcados) *
- Atlético-MG – 0 pontos em 2 jogos
- Fluminense – 0 pontos em 3 jogos
* Empatados em todos os critérios no período

