Home Basquete LeBron James, do Lakers, notifica judicialmente empresa que criou imagens do jogador ‘grávido’ com o uso de IA

LeBron James, do Lakers, notifica judicialmente empresa que criou imagens do jogador ‘grávido’ com o uso de IA

Advogados do atleta entraram com ação após a viralização de vídeos humorísticos com a imagem do camisa 23 de Los Angeles

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.
LeBron James, do Lakers, notifica judicialmente empresa que criou imagens do jogador ‘grávido’ com o uso de IA

LeBron James em ação pelo Los Angeles Lakers. Foto: Matthew Stockman/Getty/Images

Um episódio inusitado e polêmico tomou conta da NBA nesta quinta-feira (24). Os advogados de LeBron James notificaram judicialmente uma empresa que criou imagens dele ‘grávido’ usando efeitos de IA (inteligência artificial) nas redes sociais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

As informações são do site “404 Media”, dos Estados Unidos, que detalhou: “Os criadores de uma ferramenta de IA e da comunidade do Discord que permitia criar vídeos de estrelas da NBA com IA afirmam ter recebido uma carta de cessação dos advogados que representam LeBron James”, diz a publicação sobre o caso.

“Esta é uma das primeiras vezes de que se tem conhecimento em que uma celebridade de alto perfil ameaçou processar uma empresa de IA por permitir a criação de imagens de IA não consensuais com sua imagem”, informou o site. Vale ressaltar que vídeos humorísticos deste tipo com o uso de imagens de famosos se tornaram comuns nos últimos meses.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Situação de LeBron James no Lakers

Aos 40 anos, ele renovou o contrato por US$ 52,6 milhões para 2025/26. Apesar disso, o futuro de ‘The King’ ficou em aberto após declarações do seu empresário, que deu a entender que o jogador deseja estar em um time competitivo para disputar títulos. Neste cenário, o nome do atleta foi ligado ao Dallas Mavericks, Golden State Warriors e outros, mas não houve negociações.

Nos últimos dias, a diretoria do Lakers se movimentou no mercado e fechou com Marcus Smart para reforçar a defesa de perímetro. Com Luka Doncic e outras boas peças no elenco, a franquia de LA deve brigar pelo topo da conferência oeste, segundo opinião de Shaquille O’Neal:

“Lakers vai estar entre os oito (do oeste). Espero que consiga a vantagem de jogar em casa. Há dois jogadores de primeira linha (LeBron James e Doncic) e agora um cara grande (Deandre Ayton). Esses três jogadores devem conseguir levar o time ao top-4″, declarou o ex-pivô recentemente.

PUBLICIDADE
Better Collective