LeBron James, ala do Los Angeles Lakers (Divulgação/X @Lakers)
LeBron James vive situação indefinida no Los Angeles Lakers. Aos 40 anos, o ala deseja ter um time competitivo para brigar por títulos em sua reta final de carreira e está monitorando os movimentos recentes da franquia de LA, que ainda não conseguiu reforçar o elenco para 2025/26.
O experiente atleta acionou a opção no contrato e terá salário de US$ 52,6 milhões para a próxima temporada. Essa decisão poderia ter encerrado qualquer tipo de especulação em relação ao futuro de ‘The King’, mas as declarações recentes de Rich Paul, seu agente, ligou o sinal de alerta na liga sobre uma possível mudança nas próximas semanas.
“LeBron sabe que os Lakers estão construindo o futuro e também quer competir por campeonatos. Entendemos a dificuldade de vencer agora. Queremos avaliar o que é melhor para LeBron neste momento de sua vida e carreira. Ele quer aproveitar cada temporada que lhe resta, e os Lakers entendem isso, apoiam e querem o melhor para ele”, disse o empresário, em entrevista para a ESPN.
Lakers pensam no futuro e LeBron James no presente
“LeBron James jogará basquete na próxima temporada. Mas para quem? Um lado pensa mais no curto prazo. O outro considera os anos à frente”, essa é a manchete do “The Athletic”, de Nova York.
O camisa 23 foi campeão da NBA com a franquia em 2019/20 e chegou ao quarto título de sua carreira. No entanto, Los Angeles não conseguiu retornar às finais e vem caindo de forma precoce nos playoffs recentes. Mesmo com Luka Doncic no elenco, o time amarelo e roxo perdeu na primeira rodada dos playoffs passado, em série que foi 4 a 1 para o Minnesota Timberwolves de Anthony Edwards.
A expectativa era de novos reforços para 2025/26, mas o elenco segue sem um pivô e ainda perdeu o jogador Dorian-Finney Smith para o Houston Rockets de Kevin Durant. O que fica evidente é que os Lakers estão mais preocupados com o futuro e em montar um time ao redor de Doncic a partir de 2027, quando terão alívio na folha salarial.
Possibilidades no mercado da NBA
O quatro vezes campeão não está totalmente alinhado com a mentalidade atual da franquia, embora existe a chance de permanência por ao menos uma temporada. Ao analisar a situação do craque, o “The Athletic” apontou cinco franquias como possibilidades: Cleveland Cavaliers, Dallas Mavericks, Golden State Warriors, Los Angeles Clippers e New York Knicks.
“Trocar James seria uma dor de cabeça”, adiantou o veículo, que logo citou o Cleveland Cavaliers, a antiga casa de ‘The King’. A franquia do Ohio teria como vantagem o “lado romântico” de mais uma vez repatriar seu ídolo, porém uma troca não seria simples pelas questões financeiras e de mercado.
O site norte-americano apresentou os cenários envolvendo esses times, mas decretou que qualquer negociação seria complicada, pois LeBron tem 40 anos e um grande contrato. Uma troca nesta altura só seria possível caso alguma das franquias estivesse disposta a abrir mão de muita coisa, seja a profundidade do elenco ou de escolhas futuras do draft.

