Jogadores do Bahia comemoram gol. (Foto: Letícia Martins/EC Bahia)
Na noite desta quarta-feira (30), o Bahia venceu o Retrô por 3 a 2 na Arena Fonte Nova, pela ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Assim, Lucho Rodríguez fez dois gols para o Esquadrão, e Willian José completou. Enquanto isso, Diego Guerra aproveitou falha de Ronaldo para marcar, e Mascote saiu do banco para fazer o segundo.
Bahia e Retrô voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, 6 de agosto, para decidir a vaga na Arena Pernambuco. Inclusive, o Bahia vai a Recife antes disso, já que encara o Sport pelo Brasileirão no sábado (2). Já o Retrô joga contra o Náutico, pela Série C, no domingo (3).
1º tempo: Lucho Rodríguez faz 2 gols e Retrô aproveita falha de Ronaldo
O Bahia começou dominante na partida e pressionando o Retrô com muitas jogadas de ataque na Fonte Nova. Mesmo jogando com time reserva, o Tricolor Baiano chegou ao seu primeiro gol cedo. Aos 18 minutos, Iago fez um cruzamento rasteiro da esquerda que atravessou a área. Assim, Kayky ajeitou a bola para o meio e Lucho Rodríguez completou para fazer 1 a 0.
Mais confiante, Lucho Rodríguez fez outro gols aos 19 minutos. Quando o Retrô deu a saída de bola no meio, e tocou para o zagueiro Robson, o uruguaio do Bahia roubou a bola e fez 2 a 0. Assim, o time da casa fez uma boa vantagem para ficar mais tranquilo.
Porém, mesmo com o jogo controlado, o goleiro Ronaldo, do Bahia, deu um jeito de colocar o Retrô de volta na partida. Em uma saída de bola mal executada, o arqueiro tentou um toque pelo alto e calculou mal a trajetória da bola. Assim, Diego Guerra conseguiu interceptar com o rosto e mandar para a rede, deixando 2 a 1 no placar. Inclusive, o autor do gol teve que deixar a partida, pois a bolada na face lhe causou uma concussão.
2º tempo: jogo fica equilibrado
O Bahia voltou do intervalo ainda melhor no jogo, mas o Retrô estava bem postado em campo. Assim, logo no começo do 2º tempo tivemos duas boas defesas de Fabian Volpi. Primeiro, o goleiro defendeu uma cabeçada de Michel Araujo de dentro da pequena área. Depois, foi a vez de pegar um belo chute de longa distância de Rodrigo Nestor.
Porém, isso não foi suficiente para impedir o terceiro gol do Bahia. Em uma bela jogada pela direita, Éverton Ribeiro tocou para Ademir na ultrapassagem. Assim, o “fumacinha” cruzou para o meio e Willian José completou para fazer 3 a 1.
Para fechar a contagem de um jogo movimentado, o Retrô ainda conseguiu um gol aos 42 minutos do segundo tempo. Em um cruzamento na área, o lateral Gilberto cabeceou para o meio da própria área e Mascote aproveitou para fazer 3 a 2 na Fonte Nova.
Jogadores do Bahia entram em campo com cachorros
Em ação conjunta com a DC, ainda sobre o filme do Superman, o Bahia entrou em campo com cachorros no lugar das tradicionais crianças. Os cães, que são de uma ONG regional e estão disponíveis para adoção, também estavam com a capa do Krypto, o super cão das telonas.
Houve grande repercussão nas redes sociais, com torcedores de vários clubes brasileiros apoiando a causa. De fato, em seus canais oficiais, o Esquadrão de Aço pediu para que os tricolores fizessem doações para a Associação Brasileira Protetora dos Animais, para ajudar na manutenção dos cachorros.
Ficha técnica – Bahia 3 x 2 Retrô (Copa do Brasil 2025)
Data: 30 de julho de 2025 (quarta-feira).
Horário: 19h30 (Horário de Brasília).
Local: Arena Fonte Nova (Salvador – BA).
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP).
Cartões amarelos: Acevedo (Bahia) e Mike (Retrô).
Gols: Lucho Rodríguez 2x, Willian José (Bahia), Mascote e Diego Guerra (Retrô).
Escalação do Bahia: Ronaldo; Gilberto, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Iago (Luciano Juba); Nicolás Acevedo e Rodrigo Nestor (Jean Lucas); Kayky (Ademir), Cauly (Willian José) e Michel Araujo (Éverton Ribeiro); Lucho Rodríguez (Erick Pulga). Técnico: Rogério Ceni.
Escalação do Retrô: Fabian Volpi; Eduardo Porto (Fialho), Robson, Rayan e Salomão (João Lucas); Gledson e Richard Franco; Tales (Rômulo), Iba Ly e Diego Guerra (Mike/Radsley); Vágner Love (Mascote). Técnico: Itamar Schulle.

