Luxemburgo em ação durante jogo do Campeonato Brasileiro (Créditos: Buda Mendes/Getty Images)
Vanderlei Luxemburgo não titubeou ao se posicionar no debate do programa “Galvão e Amigos” desta segunda (14) cravando que João Pedro e Kaio Jorge merecem ser testados na seleção brasileira com Carlo Ancelotti. No entendimento dele, a dupla representa o novo estilo do futebol no quesito ofensivo, onde um homem de referência não fica mais ‘plantado’ em uma posição fixa na área adversária.
No comentário feito, ele disse os atacantes de Chelsea e Cruzeiro, respectivamente, possuem valências parecidas, e vão ‘incomodar’ Ancelotti no bom sentido, justamente por se deslocarem para todos os lados do comando ofensivo. Contratado pelos Blues por altas cifras, o cria de Xerém foi protagonista no Mundial de Clubes, sendo algoz do Flu. Kaio Jorge, por sua vez, é artilheiro do Brasileirão com 11 tentos anotados, tendo feito três deles na goleada sobre o Grêmio, aplicada no último fim de semana.
“O que eu percebi na Copa do Mundo de Clubes é que houve uma mudança no futebol. Somente o Kane, do Bayern de Munique, que joga como centroavante preso. O João Pedro não jogou de centroavante nem a pau, jogou de atacante. Ele caiu pela direita, esquerda e por dentro. O Kaio a mesma coisa. Essa é a realidade do futebol hoje. São dois jogadores que surgiram para incomodar o Ancelotti. Convocaria os dois”, pontuou o treinador.
Elogiado por Luxemburgo, João Pedro foi preterido por Ancelotti
Protagonista com a camisa do Brighton na última temporada da Premier League, João Pedro chegou a receber chances com Dorival Júnior, sendo convocado na última Data Fifa em que o comandante técnico esteve no cargo. Contudo, diante da chegada de Carlo Ancelotti, o jovem atacante acabou ficando de fora da lista dos convocados para os jogos contra Equador e Paraguai.
Na oportunidade, o treinador italiano listou sete jogadores para o setor em sua primeira relação de convocados, com Richarlison, do Tottenham, Antony, do Betis, e Matheus Cunha, do Wolverhampton, figurando como as novidades no time, que com quatro pontos somados, conseguiu garantir vaga na próxima Copa do Mundo. Diante do protagonismo ostentado por João Pedro no Mundial, é provável que a projeção de Luxemburgo sobre novas oportunidades no escrete, deva se concretizar.
Quando será a próxima convocação da seleção?
A última ‘leva’ de jogos da seleção brasileira nas Eliminatórias Sul-Americanas acontece em setembro, quando o escrete encara os duelos contra Chile e Bolívia, apenas para o cumprimento da tabela no torneio, em compromissos que podem servir de testes para Ancelotti. Ao que tudo indica, o treinador italiano deve anunciar os convocados na segunda metade de agosto.
Em declaração recente, o comandante técnico revelou ter uma lista vasta de atletas que vem observando, e não descartou novidades nas próximas convocações. Além dos dois duelos, o Brasil terá mais duas Datas Fifa pela frente em 2025, nos meses de outubro e novembro, com amistosos. Os adversários, entretanto, ainda serão definidos pela CBF.

