Mano Menezes durante coletiva após jogo da Sul-Americana (Pedro H. Tesch/Getty Images)
Mano Menezes voltou a subir o tom sobre o alto nível de exigência no futebol brasileiro mediante a um calendário frenético. Logo após a derrota do Grêmio para o Alianza Lima, nesta quarta (16), pelos playoffs da Sul-Americana, o comandante se incomodou com a pressão por uma resposta imediata de rendimento após o período de intertemporada por conta do Mundial.
No entendimento dele, há uma cobrança exacerbada para que o treinador faça ‘milagres’ por conta de um pequeno hiato de pausa no calendário, quando na realidade se demanda um maior tempo e o elenco completo para que se obtenha resultados, algo que o Imortal não teve em sua totalidade. Desde que retomou as atividades pós-Mundial, o Grêmio venceu o São José na final da Recopa, e foi derrotado por Cruzeiro (4 a 1 no Brasileirão) e Alianza Lima (2 a 0 na Sul-Americana).
“O Brasil é tão absurdo, em termos de treinamento, que achamos que em 10 dias o treinador vai entregar uma melhora significativa. A gente fez uma boa primeira parte desse treinamento, que é a parte física, de introdução de força para a equipe. Mas a gente nunca teve Braithwaite, Villasanti, Kike nesse tempo de treinamento. Isso criou, acidentalmente, quase que uma incapacidade de treinar a equipe principal, que vinha sendo nossa equipe titular. Não dá, né?”, avaliou Mano Menezes.
“Sempre falar em cima de derrota é algo complicado, né? Provavelmente não foi treinado nada, por isso que o time não está conseguindo executar”, ironizou o treinador.
Mano Menezes aposta em remontada
Apesar do revés de 2 a 0 em solo peruano, Mano Menezes foi enfático ao dizer que o marcador é reversível no confronto de volta agendado para a próxima semana em Porto Alegre. Contudo, ele condicionou que a reviravolta só será atingida mediante à anulação total dos erros individuais que foram determinantes nos dois tentos sofridos na partida de ida, bem como aproveitar as chances no comando ofensivo. Na visão do comandante, o Tricolor precisava ter tido um controle maior da bola no meio.
Para se garantir nas oitavas de final da Sul-Americana, o Imortal terá que vencer por três ou mais gols no tempo normal, objetivando a vaga direta, ou devolver o marcador de dois tentos de frente para forçar a disputa das penalidades. Qualquer empate ou até mesmo revés por placar simples dá a classificação aos peruanos.
Grêmio tem ‘teste de fogo’ no Brasileirão
Antes de medir forças novamente contra o Alianza Lima, o time comandado por Mano Menezes entra em ação neste sábado (19), às 17h30 (de Brasília), pela 15ª rodada da Série A, em São Januário. O oponente da vez também chega pressionado para o confronto, uma vez que foi superado na mesma fase do torneio continental pelo placar de 4 a 0, e terá vida dura contra o Del Valle.
Em termos de tabela, o Imortal é o 12º colocado no certame nacional, com 16 pontos, estando a três tentos do Gigante da Colina, que ocupa o 15º posto. O temido Z4, no entanto, está a uma distância de apenas quatro pontos, cenário este que liga o alerta de vez.

