Marcelo de Lima Henrique já apitou Flamengo x Vasco (foto: Pedro H. Tesch/Getty Imagens)
A arbitragem do futebol brasileiro é assunto frequentemente nos programas esportivos. Lances polêmicos são debatidos por vários minutos, mesmo após a introdução da arbitragem de vídeo, o VAR. O árbitro Marcelo de Lima Henrique já apitou vários jogos.
Em entrevista concedida ao programa Bola da Vez, dos canais ESPN, ele analisou que o maior erro da carreira ocorreu em 2014. Naquele ano, Flamengo e Vasco decidiram a final do Campeonato Carioca. O gol do título é da autoria de Márcio Araújo.
“Não é exatamente meu, é um lance de assistente, mas eu sou o comandante da partida, o líder da equipe. Esse campeonato foi muito difícil para a arbitragem carioca. Teve um Flamengo x Vasco, que eu não apitei, em que a bola do Douglas entrou e não deram (o gol). Fiquei muito triste com esse erro”, relembrou.
Reação pós-final Flamengo x Vasco
Marcelo de Lima Henrique também relatou que foi elogiado após o fim do clássico, no estádio Maracanã. No entanto, o cenário mudou quando viu o replay do lance.
“Foi engraçado que esse tira-tema só apareceu na TV depois do jogo. Eu saí de campo sendo parabenizado pela Federação, pelas diretorias. Descobri no vestiário, depois do jogo. Olhei para o celular achando que arrebentei no jogo, pensei que eu ia sair com a patroa à pizzaria. Quando cheguei, um grande amigo me disse que o gol do Flamengo foi impedido. O vestiário ficou em silêncio. A gente sempre quer acertar. Só entende quem é arbitro”, acrescentou.
Marcelo de Lima Henrique quer ser gestor de arbitragem
Diferentes ex-árbitros assumiram cargos de liderança após deixarem os gramados. Leonardo Gaciba e Wilson Seneme são alguns exemplos. Eles presidiram a comissão de arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Marcelo de Lima Henrique quer seguir o mesmo caminho.
“Eu tenho o grande desejo de gerir a arbitragem um dia, seja na minha liga de Itaboraí, seja em uma Federação ou que seja na Confederação no futuro. Acho que a gente tem que intervir muito na nossa formação, resgatar que os árbitros entendam mais de futebol. Tenho me preparado para isso. Acho que em um breve futuro vou conseguir atingir esse sonho. É objetivo meu, se for da vontade de Deus”, completou.

